O Papão foi impecável e estreou com pé direito na Série C, goleando o Atlético Cearense por 5 a 0, na Arena Verde, em Paragominas. O volante Wesley, novo reforço bicolor, marcou dois, além de Toscano, José Aldo e Henan, que anotaram os gols bicolores. Os cearenses não incomodaranm em nenhum momento o adversário, que dominou amplamente os dois tempos da partida.
Os bicolores não tomaram conhecimento do adversário, durante toda a primeira etapa. O Atlético mostrou evidentes limitaçoes técnicas e até físicas, perdendo praticamente todas as jogadas de linha de fundo para os atacantes bicolores, que entravam com facilidade na área. Na frente, com o experiente e veterano Ary, os cearenses pouco produziam, facilitando o trabalho da defesa bicolor.
Até os 10 minutos, a partida foi morna, embora com ampla posse de bola do Papão. Aos 6, o estreante Alessandro Vinícius corre com a bola dominada pela esquerda, chega no fundo e tenta o gol, mas o chute sai para fora. Antes disso, ele também havia cabeceado cruzamento de Igor Carvalho pela linha de fundo.
José Aldo, aos 13, pega bola na entrada na área e mete na direção de Robinho, porém o passe é forte e o atacante não alcança. A pressão bicolor é total. O nome do jogo na etaqpa inicial, o também estreante Wesley, quase marca aos 16. Após cobrança de escanteio por José Aldo, ele surge e cabeceia na direção do gol. O goleiro Carlão evita mandando para fora.
O placar é inaugurado aos 21, após cobrança de lateral perto da área por Igor Carvalho. O volante bicolor Mikael vai nela, a bola raspa na cabeça dele e Wesley chega enfiando o pé para balançar as redes: Papão 1 a 0. Marcelo Toscano, aos 24, manda um petardo, mas Carlão defende com segurança.
O Atlético está acuado em seu campo e aos 25 sai o segundo gol. Robinho ganha mais uma vez da zaga cearense, avança pela direita e cruza. Oportunista, Wesley aparece antes dos zagueiros e novamente deixa sua marca no barbante: 2 a 0 para o Paysandu.
Daí em diante, mesmo com ampla supremacia e domínio dentro de campo, os bicolores poderiam ter ampliado o placar. Contudo, o time preferiu tocar a bola, deixando adversário correr atrás e cansar, até que o árbitro encerrou a primeira etapa.
Os 45 minutos finais tiveram a mesma toada: Atlético abatido, sem força e capacidade de reação, enquanto o Paysandu deitava e rolava. Aos 8, ele finalmente desencabulou e fez seu primeiro gol com a camisa azul e branca. O gol nasceu de jogada tramada pela direita.
Robinho entra na área, estica para José Aldo que dá passe limpo para Marcelo Toscano tocar com categoria para as redes, marcando o terceiro. Os colegas de time comemoraram bastante com Toscano, que espantou a zica
Aos 16, surge mais um gol paraense. Desta vez é Marcelo Toscano quem chega, mata o balão e toca na pequena área para José Aldo bater na saída do goleiro Carlão: Papão 4 a 0. A goleada deixa os cearenses conformados. Eles ainda tentam em dois lances ao menos fazer o gol de honra, mas a zaga bicolor afasta.
O jogo é de um só time. O Atlético Cearense joga de vez a toalha e não consegue concatenar mais nenhuma jogada de perigo. Aos 31, novo ataque do Papão. A bola vai da direita para a esquerda, Toscano amortece e mete para Dioguinho fazer. Ele chuta, Carlão evita, mas Henan aproveita o rebote e estufa as redes. 5 a 0, uma goleada implacável.
Detalhe: o Paysandu estreia na Série C de 2022 marcando o maior placar de sua participação nesse campeonato. Os bicolores têm nova partida já nesta quarta-feira, 20, quando estarão em Natal (RG) para enfrentar o ABC, no Estádio Frasqueirão. Em seguida, na outra segunda-feira (25), joga em São Paulo, contra o Mirassol.
Melhores momentos e gols do Papão