Um incêndio de grandes proporções na empresa Pesqueira Maguary, assustou os moradores do Distrito de Icoaraci, em Belém, no final da noite de ontem, 4. As chamas foram filmadas pela vizinhança, que relatou incômodo com o forte odor que foi espalhado pelo ar.
Segundo informações preliminares, um tanque cheio de amônia teria explodido por motivos ainda não identificados. O produto químico seria usado no processo de resfriamento do pescado comercializado pela empresa.
Ainda não há informações se houve feridos no acidente ou de quantas pessoas tiveram de procurar atendimento médico por conta do produto que representa perigo para quem o inala.
Informações sobre o produto
Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, a amônia apresenta uma série de vantagens, como o fato de ser o único agente refrigerante natural ecologicamente correto, por exemplo. Assim, seu nível de agressão à camada de ozônio é infinitamente menor, não agravando o efeito estufa.
Por isso, voltou-se a utilizar a amônia voltou em larga escala nos sistemas de refrigeração, principalmente nas atividades industriais que trabalham com alimentos perecíveis, como os armazéns frigoríficos, a indústria do pescado, as fábricas de gelo, os laticínios e a indústria de bebidas.
Em contrapartida, a amônia possui uma alta toxicidade e torna-se explosiva em concentrações de 15 a 30% em volume, o que requer cuidados específicos na sua utilização.
Nas instalações frigoríficas, especificamente, os fluídos refrigerantes possuem características físico-químicas especiais e em condições de temperatura, pressão e umidade diferenciadas do habitual. Dessa maneira, aumenta-se os riscos específicos à segurança e à saúde, relacionados com o tipo do agente refrigerante utilizado, assim como com as instalações e equipamentos.
Veja o vídeo: