Após uma série de assaltos de todo tipo, moradores do Conjunto Orlando Lobato, que fica na Avenida Augusto Montenegro, bairro do Parque Verde, em Belém, resolveram organizar a entrada e saída do local, com a contratação de porteiros e vigilantes, bem como a utilização de adesivos nos veículos dos moradores. Apesar da ação já ocorrer a mais de 1 ano, há quem não respeite a dinâmica de segurança e prefira entrar em conflito. Ontem, 12, um homem ameaçou os porteiros e moradores.
Era início da tarde quando o parente de uma moradora tentou acessar o conjunto dirigindo um carro da cor preta. Segundo testemunhas, ele estava sem o adesivo de morador, então o porteiro fez o procedimento padrão de anotar a placa antes de liberar a entrada. Porém, de forma brusca, o visitante avançou com o veículo e bateu no cone que precede a entrada no conjunto, quase atropelando o trabalhador da portaria.
O homem seguiu em alta velocidade pelo interior do Residencial até ser interceptado por um vigilante. Nesse momento, o homem ainda muito alterado, teria feito diversas ameaças de morte contra os funcionários do local. Por conta disso, a segurança do local fechou o portão principal do Conjunto, afim de esperar a Polícia Militar para tomar os procedimentos cabíveis.
O homem tentou fugir diante do acionamento da polícia, mas encontrou o portão fechado, foi então que, segundo pessoas que estavam no local, começou a realizar ameaças de matar os profissionais do local, dizendo ter uma arma e que voltaria para efetuar o que havia prometido. Além disso, membros da Associação de Moradores também teriam sofrido ameaças de agressão.
Diante das ameaças, o homem desceu do seu veículo para forçar a abertura do portão. Enquanto isso, parentes dele acionaram um outro homem, identificado apenas como “Daleste”, que estava no Conjunto Jardim Sevilha e foi até o local para reforçar o objetivo de abrir o portão. Os dois conseguiram abrir e fugiram do local, antes de a polícia chegar.
No local, antes de fugir, o homem ainda chegou a tentar justificar o fato de não ter acatado as ordens do porteiro, quase o atropelando. Ele disse que estava sofrendo ameaças de assalto de um motoqueiro que estava na frente do Residencial e por isso avançou sobre a portaria. Porém, segundo testemunhas, esta versão seria falsa, pois não houve tentativa de assalto, mas sim uma discussão de trânsito após o veículo dele ter fechado um motociclista na Avenida Augusto Montenegro.
No vídeo da câmera de segurança da portaria do Conjunto, é possível ver que aparentemente não se trata de assalto, pois parece haver apenas uma discussão, que logo tem seu fim e o veículo é parado pelo porteiro, mas de maneira repentina o condutor avança sobre o cone e por pouco não acerta o trabalhador. Outras imagens também mostram o momento da fuga.
A Polícia Militar e uma guarnição da Guarda Municipal de Belém chegaram a local cerca de 10 minutos após o ocorrido. Eles efetuaram os procedimentos e foram até a residência para onde o visitante havia ido. Também foram até o Conjunto Jardim Sevilha com o intuito de localizar o outro homem que foi acionado para dar apoio na fuga.
Tanto os trabalhadores do local quanto membros de associação do Conjunto registraram boletim de ocorrência por conta das ameaças sofridas. Segundo informações, os vigilantes tiveram uma noite de trabalho tensa com o medo das ameaças se concretizarem durante madrugada.
Veja o vídeo da confusão: