O governador Helder Barbalho (MDB) lidera a corrida eleitoral de 2026 para representar o estado no Senado Federal. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira (26) pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo a pesquisa, Helder conta com 45,3% das intenções de voto dos paraenses ao Senado, seguido pelo deputado federal Éder Mauro (PL), com 40,1%. Nesta etapa do levantamento, cada entrevistado poderia escolher até duas opções da lista.
Em 2026, os eleitores irão às urnas para renovar dois terços das 81 vagas do Senado. Pelo Pará, estarão em jogo as cadeiras de Jader Barbalho (MDB), que segundo rumores irá se aposentar, e Zequinha Marinho (Podemos), que tentará a reeleição. Já Beto Faro (PT) foi eleito em 2022 e tem mandato até 2030.
Aliás, Beto Faro teve o mandato cassado por corrupção eleitoral pelo TRE do Pará e seu processo está em grau de recurso no TSE, em Brasília.
Possível candidato à reeleição, Zequinha Marinho aparece na pesquisa com 19,5% das intenções de voto. Outros nomes que surgem na lista são o deputado federal Joaquim Passarinho (PL), vice-líder da oposição ao governo Lula (PT), com 13,9%; o ex-senador Paulo Rocha (PT), atual chefe da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com 13,9%; o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), com 10,8%; o deputado estadual Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com 9,9%; e a ex-senadora Marinor Brito (PSOL), atual vereadora de Belém, com 6,3%.
Segundo cientistas políticos, Celso Sabino foi a grande surpresa da pesquisa. Em um segundo cenário, o ministro chega a 13,4% das intenções de voto, sendo o melhor posicionado entre os candidatos que não se lançaram como candidatos ao Senado.
Ainda segundo a pesquisa, 7,5% afirmaram votar branco ou nulo; e 4,3% não sabem ou não opinaram.