O governo do estado anunciou ontem, por meio de suas redes sociais, a não obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, no Pará. O comunicado diz que a decisão foi tomada com base na análise de dados que preveem queda no número de contágio, graças ao avanço da vacinação.
A decisão entra em vigor a partir desta terça-feira, 29. Segundo o comunicado, a decisão respeita a autonomia dos municípios, ou seja, cada prefeitura poderá decidir se o uso das máscaras continuará ou não sendo obrigatório nos espaços abertos. A postagem ainda reafirma que continua sendo necessário o uso da proteção em locais fechados.
Em contrapartida ao decreto estadual, a prefeitura de Belém manteve a obrigatoriedade do uso de máscara, alegando “medida de prevenção à covid-19”, mas acenando que isso será “reavaliado ao longo do mês de abril”.
“O atual cenário de evidentes melhoras não exclui a possibilidade de uma nova onda de infecções , como aliás tem ocorrido na China e e em vários países europeus. Portanto, por uma questão de cautela, a manutenção do uso de máscaras neste momento se constitui na última barreira à disseminação da covid-19 na nossa sociedade. Mais que recomendável, é necessária”, diz o comunicado da prefeitura.
