Seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela justiça estadual, foram cumpridos por agentes da Polícia Civil do Pará, na manhã desta quarta-feira (25), nas cidades de Jacareacanga e Itaituba, na Região do Tapajós.
A ação, denominada operação “Primavera”, investiga a existência de um grupo empresarial, com membros suspeitos de participarem de licitações fraudulentas nos dois municípios, que estaria desviando recursos dos cofres públicos. O nome do grupo empresarial não foi revelado pela polícia.
Os seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura Municipal de Jacareacanga e em cinco empresas particulares. A operação também contou com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou após denúncia feita durante o processo de licitação da reforma e revitalização da praça Cristina Ribeiro, localizada no município de Jacareacanga.
A obra reunia os serviços de construção da mureta no entorno do gramado e não foi entregue para a população.
As diligências realizadas pela Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor) e Diretoria de Polícia do Interior (DPI) apuram os crimes de falsificação de documento particular, fraude em licitação, peculato e associação criminosa.