Idosos que andam de ônibus estão sendo vítimas de assaltos por meio do uso de chiclete com sonífero, em Belém e região metropolitana. Pelo menos quatro casos teriam sido registrados nos últimos meses.
As vítimas relatam que são abordadas dentro do ônibus por uma mulher simpática que, após uma conversa casual, oferece o doce. Ao mascar o chiclete, os idosos ficam sonolentos e sem capacidade de reação, tendo seus pertences levados pela criminosa.
Em um dos casos revelados pelo jornal O Liberal, a idosa teria subido em ônibus próximo da Praça do Relógio e foi abordada por uma mulher que sentou ao seu lado e começou a puxar assunto. Posteriormente, ela ofereceu balas para a vítima, que aceitou.
Quando o transporte chegou no bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, a idosa já estava passando mal e desceu do veículo, sendo que a mulher desconhecida se ofereceu para prestar ajuda. A vítima, ainda acompanhada, diz que entrou em um carro vermelho que a levou até sua casa, onde a mulher teria furtado dinheiro, televisão, celular e vários outros pertences.
Um neto da idosa chegou no local e percebeu que algo estava anormal, mas a suspeita já havia ido embora. Ele chegou a buscar por imagens que mostram a idosa, acompanhada da mulher, entrando no carro, mas até o momento ninguém foi preso.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil do Júlia Sefer, em Ananindeua.