O Floresta foi heroico e garantiu a permanência na Série C fora de casa, ao vencer o Paysandu na Curuzu por 1 a 0, gol de Raphael Luz, logo aos 9 minutos do 1º tempo. O Verdão contou com grande atuação defensiva para segurar o resultado, especialmente do goleiro Marcão, que fez grandes defesas. Com o resultado, o Floresta terminou a Série C em 15º com 23 pontos e garantindo para 2023. Livrou-se da devastação à temida Série D.
O Paysandu, apesar de classificado antecipadamente para a fase final da competição, poderia ter encerrado a maratona de 19 jogos em primeiro lugar. Não soube traduzir em gols o domínio quase total da partida. O goleiro cearense Marcão fechou o gol e defendeu bolas muito difíceis, garantindo o resultado a favor de seu time.
Foi um duelo de vida ou morte para o Floresta, que apesar de uma Curuzu lotada e sob pressão da torcida bicolor, ficou atrás o tempo todo, suportando os chuveirinhos em sua área e o bombardeio dos atacantes do time da casa.
Após resistir à pressão inicial dos paraenses, os quais foram para cima e criaram boas chances, o Verdão da Vila abriu o marcador aos 8 minutos. Depois de uma boa cobrança de escanteio de Fábio Alves, Raphael Luz mandou para as redes e fez 1 a 0.
Depois do gol, os cearenses cresceram por alguns minutos, mas, com o resultado que precisava para escapar da queda, passou a se defender. A partir daí, só deu Papão e brilhou a estrela do goleiro Marcão. Em chances de Pipico, Mikael e Robinho, o arqueiro visitante fez boas intervenções e garantiu a vitória do Lobo cearense durante os 45 minutos iniciais.
Na volta dos vestiários, o panorama não mudou. Disposto a segurar o 1 a 0, o Floresta adotou uma postura defensiva. O Paysandu, por outro lado, exercia pressão e tentava, a todo custo, marcar o gol que lhe garantiria a liderança, já que o Mirassol (SP) estava perdendo para o Manaus. Mais uma vez, porém, quem brilhou foi o goleiro Marcão.
Logo após Carlos Renato perder a chance de matar o jogo para os cearenses, Serginho desviou cobrança de escanteio em direção ao gol. Em cima da linha, após a bola desviar em sua própria zaga, o arqueiro do Lobo operou um milagre. Minutos depois, em novo chute de Serginho, ele praticou outra excelente defesa. No lance seguinte, replay: Serginho arriscou e viu o arqueiro cearense operar mais um milagre para garantir os visitantes na Série C.
E AGORA?
Classificado à próxima fase, o Paysandu já conhece os seus adversários no quadrangular do acesso da Série C. Vice líder, o Papão da Curuzu estará ao lado de Vitória (BA), ABC (RN) e Figueirense (SC) em sua chave e estreia contra o Vitória, em Salvador (BA). (Do Ver-o-Fato, com informações de FutebolInterior)
Gol do Floresta (CE)