Já está ficando normal passar por algum ponto de Belém onde o semáforo esteja desligado ou apenas com a luz amarela piscando. Este tipo de problema pode causar acidentes, além de provocar muitos transtornos no trânsito que, por natureza, já é caótico.
Quando este tipo de problema ocorre, as vezes aparece um “herói sem capa” que ajuda na organização do tráfego. Foi o que ocorreu ontem pela manhã, durante um problema com o semáforo da movimentada Avenida José Bonifácio, próximo da Praça Floriano Peixoto, no bairro de São Brás: um flanelinha da área fazia a sinalização de “Siga” ou “Pare”, e ainda indicava a hora certa para os pedestres atravessarem.
O ciclista que registrou a foto, avisou os agentes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que estavam na Avenida Almirante Barroso, acerca do problema, o que tudo indica que em breve o semáforo deveria ser consertado.
De qualquer maneira, somente no período de 5 de março até 9 de agosto deste ano, foram registradas 40 ocorrências relacionadas com furtos e vandalismo contra equipamentos de semáforos. Segundo a Semob, isso representa 2.055 metros de cabos furtados, o que daria para fazer a instalação elétrica de, pelos manos, 10 novos pontos onde ainda não existe sinalização com semáforo.
Os prejuízos financeiros giram em torno de R$ 12.3 mil, além dos problemas no trânsito e risco de acidentes fatais.