Pelo segundo ano seguido, o Flamengo ficou fora da semifinal da Libertadores. A equipa carioca foi eliminada pelo Peñarol nesta quinta-feira (26), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, após empatar por 0 a 0. O Peñarol, que havia vencido o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0, avançou para as semifinais com o placar agregado, onde enfrentará outro clube carioca: o Botafogo.
O Flamengo, por sua vez, ainda convive com o desconforto de nunca ter vencido ou marcado gol contra o Peñarol. No Uruguai, o Rubro-Negro teve um primeiro tempo consistente, dominando a posse de bola e criando algumas boas oportunidades de ataque. Aos 29 minutos, uma jogada promissora surgiu quando Alex Sandro cruzou para Bruno Henrique, que ajeitou a bola na área. No entanto, Plata, sem reação, desperdiçou a chance de inaugurar o marcador.
Pelo lado do Peñarol, Leo Fernández destacou-se com cobranças de falta perigosas. O Flamengo voltou para o segundo tempo pressionando, e aos 16 minutos, Gerson encontrou Arrascaeta, que passou para Alex Sandro cruzar. Bruno Henrique, no entanto, cabeceou para fora, perdendo mais uma boa oportunidade.
Com o passar dos minutos, a equipa uruguaia conseguiu equilibrar o jogo e começou a criar algumas chances. Aos 23 minutos, Rossi cometeu um erro grave ao perder a bola para Sequeira, que tentou um remate de longa distância, mas a bola passou perto da baliza.
O Flamengo manteve a pressão até o final, tentando forçar a decisão para os penáltis. Aos 40 minutos, De La Cruz, após um escanteio, chutou por cima do gol. Nos minutos finais, Matheus Gonçalvez cruzou para Gabigol, que tentou desviar, mas Aguerre fez uma defesa crucial, selando a classificação do Peñarol.
Próximos jogos
Com a vaga garantida, o Peñarol enfrentará o Botafogo nas semifinais da Libertadores. Já o próximo desafio do Flamengo será pelo Brasileirão, contra o Athletico-PR, no domingo (29), às 20h (horário de Brasília). O Peñarol, por sua vez, joga contra o Racing na segunda-feira (30), também às 20h.