Conforme noticiado pelo Portal Ver-o-Fato, na manhã desta quinta-feira (9) em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Expertise, que investiga um amplo esquema de fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos nas áreas da saúde e da educação.
O montante desviado, segundo a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), pode chegar a R$ 200 milhões — um valor estarrecedor para um dos municípios mais pobres e menores do Pará, estado de dimensões continentais, mas de grandes desigualdades sociais.
Entre os alvos da operação está a vice-prefeita e até então secretária de Educação de Marituba, Bárbara Marques (MDB), que foi conduzida coercitivamente para prestar depoimento na sede da Polícia Federal.
Bárbara é aliada política da prefeita Patrícia Alencar (MDB), cuja gestão tem sido alvo de sucessivas operações policiais. Esta é, inclusive, a terceira ação da PF em Marituba em menos de um mês, o que demonstra o nível de preocupação dos órgãos de controle com os indícios de corrupção na administração municipal.
No início da tarde, Bárbara foi exonerada do cargo de secretária de educação e o Ver-o-Fato recebeu com exclusividade as imagens dela “fichada na polícia”. Segundo informações, da ficha criminal, Bárbara fica presa de forma provisória na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua.
Nas redes sociais, vereadores de oposição registraram o momento da prisão, confira:















