Uma jovem estudante indiana escapou por minutos de uma tragédia aérea que matou 241 pessoas, ao perder um voo da Air India com destino a Londres. Bhoomi Chauhan, de 28 anos, perdeu a decolagem do voo AI171 após chegar com 10 minutos de atraso ao aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia.
Bhoomi, que mora em Bristol, na Inglaterra, com o marido, é estudante de administração de empresas e estava de férias na Índia. Ela havia saído de Ankleshwar, a cerca de 201 km ao sul de Ahmedabad, mas acabou presa no trânsito congestionado da cidade.
“Ficamos muito bravos com o nosso motorista e saímos do aeroporto frustrados”, ela lembra. “Fiquei muito decepcionada.”
Segundo Chauhan, ela chegou ao aeroporto às 12h20 no horário local, apenas 10 minutos depois do início do embarque. Apesar de ter feito o check-in online e estar designada para o assento 36G na classe econômica, os funcionários da Air India não permitiram que ela embarcasse.
“Pedi aos funcionários da companhia aérea que me deixassem entrar, pois estava apenas 10 minutos [atrasada]. Eu disse a eles que sou a última passageira e que me deixassem embarcar, mas eles não me deixaram.”
Frustrada, ela deixou o aeroporto e foi tomar chá com o marido. Enquanto conversava com o agente de viagens sobre o reembolso da passagem, recebeu a notícia: o avião havia caído.
“Saímos do aeroporto e paramos em um lugar para tomar chá e, depois de um tempo, antes de sair… estávamos conversando com o agente de viagens sobre como obter o reembolso da passagem. Lá, recebi uma ligação dizendo que o avião tinha caído.”
Em entrevista à BBC, Chauhan declarou: “Isso é um verdadeiro milagre para mim.”
O voo AI171 partiu conforme programado na tarde de quinta-feira (12), com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres. Contudo, enfrentou dificuldades para ganhar altitude e caiu cerca de 30 segundos após a decolagem, atingindo uma área residencial.
Além dos 241 mortos a bordo — incluindo 12 tripulantes — ao menos oito pessoas em solo também perderam a vida. Um passageiro, o britânico Vishwashkumar Ramesh, sobreviveu ao acidente e foi hospitalizado com ferimentos.