Cerca de 400 pessoas pré-selecionadas na primeira etapa do Viver Mosqueiro se reuniram com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, para entender como está o processo para ocupar as unidades habitacionais e receber tão sonhada chave da casa própria. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 5, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) com a participação do secretário municipal de habitação (Seurb), Rodrigo Moraes, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Lélio Costa.
A obra do Conjunto Habitacional Viver Mosqueiro, localizado no bairro do Carananduba, é um empreendimento do programa federal Minha Casa, Minha Vida retomado pela atual gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. O conjunto terá 1.000 unidades habitacionais; 400 dessas unidades já foram sorteadas em administrações municipais passadas. Nessa gestão do prefeito Edmilson, outras 600 famílias foram sorteadas para ocupar os imóveis. Dessas, 500 residem atualmente no distrito de Mosqueiro.
Prefeitura apoia na resolução de pendências
“Esta reuniao com a presença massiva dos sorteados é exatamente para que a Prefeitura de Belém (por meio da Secretaria de Habitação e seus técnicos, engenharia e advogados) ajude essas famílias a resolver pendências documentais, cadastrais e poderem assumir, definitivamente, o sonho da casa própria. Cabe a nós concluir a obra e ajudar essas familias que merecem, que foram sorteadas em outro governo, mas nós vamos respeitar seu direito de morar com dignidade”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Para a cabelereira e pré-selecionada Ana Paula Sacramenta, 35, saber que sonho da casa própria está cada vez mais próximo de se concretizar é alívio e muita emoção: “Pra mim e para os meus quatros filhos”. Ana Paula, atualmente, mora “de favor” na cidade e anseia o momento de estar com as chaves da casa própria: “Eu creio que tudo tem seu tempo. A casa própria pra mim significa um sonho realizado”.
Emocionada, a autônoma e pré-selecionada Maria Elizabeth Oliveira Conceição, 61, afirma que a cada instante sente estar mais proximo de concretizar o sonho de ter o próprio lar sem a preocupação do aluguel. “Saber que tô entre os selecionados é uma alegria imensa, graças a Deus. É uma felicidade e agora é só sucesso”, contou Maria.
Viver Mosqueiro
O residencial foi orçado em R$ 62 milhões, teve contrato assinado em 2013, com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, e chegou a alcançar 77% de obra executada; mas sofreu paralisações, ocupações e depredação, ficando parada por pelo menos quatro anos.
Os novos investimentos do Ministério das Cidades alavancaram as ações do projeto que, além das mil casas, prevê obras de infraestrutura urbana e saneamento, tudo intermediado pela Prefeitura de Belém. (Agência Belém)