O pré-candidato a presidência da República pelo partido União Brasil, Luciano Bivar, chegou em Belém, nesta sexta-feira (3), para participar do Congresso Estadual União Mulher do Pará, na sede do diretório estadual do partido, no Largo da Trindade, no Bairro da Campina, onde deu uma entrevista coletiva.
Bivar estava acompanhado do deputado federal Celso Sabino e do deputado estadual Eliel Faustino, além de correligionários e apoiadores. Um dos projetos de campanha do União Brasil no Estado do Pará, caso ele seja eleito presidente da República, segundo foi anunciado por Sabino, é criar uma zona franca no Arquipélago do Marajó.
Ainda em relação ao Estado do Pará, Bivar disse que tem obras de infraestrutura aqui que são vitais, como a navegabilidade do Rio Tocantins e que estão incluídas do projeto político do partido. “Eu tenho absoluta certeza de que se o país ver o Norte e também o Nordeste de maneira diferente, a gente pode ter um desenvolvimento e melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de nossas populações”, disse ele ao Ver-o-Fato.
De acordo com o pré-candidato, são obras significativas para o Estado do Pará e pequenas para a União. “É só uma questão de decisões políticas e de prestígio político. E o União Brasil vai ter esse prestígio político, porque nós vamos fazer mais de 60 deputados federais, uma dezena de senadores – já temos oito, e dos 13 candidatos a governador que nós temos, tenho absoluta convicção de que vamos eleger 10”, apostou.
Em relação à exploração do minério paraense, ele disse que no extrativismo que hoje impera aqui, pode-se dar uma melhoria mais social, criando ferrovias que possam escoar não só os minérios, mas também os grãos. Ele também defendeu que haja mais investimento na área portuária. “Tudo isso é significativo para que a gente possa desenvolver não só o Norte do país, mas principalmente o Estado do Pará”, completou.
Comida e emprego, diz Sabino
O deputado federal Celso Sabino disse que um dos primeiros estados que Luciano Bivar visita é o Pará, o que para ele é um prestígio muito grande. Ele defendeu a candidatura do presidente do União Brasil, dizendo que Bivar é um homem corajoso e perspicaz e que a campanha a presidência da República tem tudo para deslanchar.
“Prato na mesa, arroz, feijão, carne e emprego. Esse é o melhor projeto social que um partido, como União Brasil defende”, disse o deputado sobre a pauta de campanha. Segundo ele, Bivar assumiu o compromisso, em sua pré-campanha, de incluir em seu projeto de governo o asfaltamento da Transamazônica, entre Rurópolis e Medicilândia, também a pavimentação da 422, entre Tucuruí e Limoeiro do Ajuru e o derrocamento do Pedral do Lourenço.
“Nós também estamos trabalhando para incluir no programa de governo do Luciano Bivar uma zona franca, área de livre comércio, livre de impostos e tributos, na Região do Marajó, além da implantação de novos portos logísticos no Pará pela sua proximidade com a América do Norte e também com a Europa”, destacou o deputado.
Sabino disse ainda que Bivar defende a ferrovia Ferrogrão, que liga Cuiabá (MT) a Miritituba, no Pará, que vai passar ao lado da BR 163 e vai servir para escoar a produção de grãos do Centro Oeste do país. E com o derrocamento do Pedral do Lourenço, trazendo a navegabilidade do Rio Tocantins, haverá o escoamento dos minérios, já que o tráfego terrestre de veículos pesados está acabando com as estradas.
Luciano Bivar ainda vai participar na manhã de sábado (4) do Congresso Estadual União Jovem do Pará, voltado para juventude do partido e encerra a agenda na capital.