O Paysandu jogou com raça e mesmo com um jogador a menos desde os 16 minutos do primeiro tempo, venceu o Tombense de Minas Gerais por 1 a 0, no estádio Leônidas Castro, na Curuzu, no final da tarde e início da noite deste sábado (31), pela 10º rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Salgou e exorcizou a “bruxa” da Curuzu.
O jogo marcou a estreia do técnico Roberto Fonseca e foi a primeira vitória bicolor nesta competição, dentro de casa, depois de dois empates e duas derrotas. Com o resultado, o Papão entrou para o G 4, em 3º lugar no Grupo A, com 16 pontos e empurrou o Tombense para a 5ª colocação.
O jogo começou muito disputado no primeiro tempo, mas sem jogadas de real perigo, quando começou a chover forte aos 13 minutos. Pouco depois, o meia-atacante Ratinho foi expulso pelo árbitro carioca Felipe Gonçalves Paludo, aos 16 minutos, ao fazer duas faltas duras seguidas, em menos de dois minutos, criando um grande problema para o Paysandu.
Mesmo com um jogador a menos, o Papão chegou no ataque aos 24 minutos, com Marlon recebendo uma bola caprichada de Luan Santos, mas chutou por cima, para fora. Na sequência, o Tombense deu a resposta, chegando com perigo através do atacante Ortega, que chutou também para fora. O time mineiro chegou de novo aos 29 pela direita e Marquinho cabeceou equivocadamente, para fora, desperdiçando boa chance de gol.
O Lobo alvi-celeste continuou equilibrando as ações em campo e aos 36 minutos, o meia Bruno Paulista mandou um torpedo de falta, assustando o goleiro Felipe, mas a bola não acertou o alvo. Em outra investida do Papão, o avançado Luan Santos quase marca aos 44, após cruzamento de Marlon, mas pegou mal na bola e mandou por cima do travessão adversário.
Marlon, passe perfeito e gol
Na volta para o seguindo tempo, o comandante bicolor Roberto Fonseca trocou o ataque e o meio, botando Rildo em campo na vaga de Tiago Santos e Marino no lugar de Bruno Paulista, que tinha cartão amarelo. O técnico Rafael Guanaes, da Tombense, também trocou Eduardo Neto, que tinha cartão amarelo, por Rodrigo Carioca, no meio de campo.
O Tombense foi para cima do Papão logo nos primeiros minutos, chegando com facilidade na frente, mas não conseguiu abrir o placar, porque o ataque não teve competência para finalizar e a defesa do Lobo estava atenta.
O Papão abriu o placar aos 12 minutos, quando Marlon pegou uma sobra no meio de campo, após disputa de Rildo, invadiu pela área e deu o passe com açúcar para o lateral esquerdo Diego Matos bater com estilo, de canhota, para o fundo do gol de Felipe. Um gol intensamente comemorado pelos bicolores, que estavam numericamente inferiorizados em campo.
O treinador do Papão trocou de novo o time e mandou o atacante Grampola para o jogo, no lugar de Luan Santos, aos 19 minutos. Aos 25, Vitinho, que havia entrado aos 11 minutos, assustou o goleiro bicolor, mandando um petardo que passou perto da trave. Jonathan entrou no Papão aos 27 minutos, substituindo Paulo Roberto, no meio.
O Lobo desperdiçou uma grande chance, quando Rildo recebeu a bola sozinho, mas tentou colocar e mandou a bola bem longe do gol adversário. Marlon saiu cansado para a entrada de Robinho no ataque bicolor. O Tombense assustou novamente o Paysandu, quando o atacante Jean Lucas mandou um bomba de falta, mas a bola atravessou toda a área e foi para fora.
O Gavião Carcará continuou pressionado e aos 46, o goleiro bicolor rebateu uma bola no meio da área, mas a defesa aliviou. O Papão segurou o jogo e finalmente venceu a primeira na Curuzu na Série C deste ano.
Raio X da partida
Paysandu – Victor Souza; Marcelo, Perema, Denílson e Diego Matos; Paulo Roberto (Jhonnatan), Bruno Paulista (Marino), Ratinho e Marlon (Robinho); Luan Santos (Rafael Grampola) e Thiago Santos (Rildo)Técnico: Roberto Fonseca.
Tombense – Felipe; Yago, Moisés, Bruno Bispo (Ramon Pereira) e Manoel; Gustavo (Falcão), Jean Lucas e Eduardo Neto (Rodrigo Carioca); Cássio Ortega (Pedrão), Rubens e Marquinhos (Vitinho) Técnico: Rafael Guanaes.
Gol – Diego Matos, aos 12m do 2º tempo
Cartões Amarelos: Paysandu: Roberto Fonseca (técnico), Bruno Paulista e Ratinho. Tombense: Marquinhos e Eduardo Neto.
Vermelho: Ratinho (Paysandu), aos 16 do 1º tempo.
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (CBF/RJ) . Auxiliares: Gabriel Conti Viana (CBF/RJ), Rafael Sepeda de Souza (CBF/RJ)
Veja os melhores momentos e o gol do Papão: