Lourenço Mutarelli é um dos artistas brasileiros mais importantes em atividade, seu trabalho se difundiu de forma sem igual nas últimas décadas, seja nos quadrinhos, literatura, teatro ou no cinema.
A obra de Mutarelli é povoada por personagens que representam a inadequação perante a sociedade (seguem o modelo Dostoievskiano dos homens do subterrâneo), na qual vivem e expressam sentimentos das profundezas obscuras do ser humano, seu distanciamento se manifesta no desprezo e na rebeldia que sentem.
Duas editoras estão disponibilizando o trabalho do autor gratuitamente neste período de quarentena. A editora Comix Zone liberou uma versão digital de seu primeiro álbum Transubstanciação e, a Cia das Letras, o e-book do livro Nada me Faltará.

Transubstanciação
Capa Preta (2019) é o nome da coletânea de luxo que resgatou quatro trabalhos do autor: Transubstanciação (1991), Desgraçados (1993), Eu Te Amo Lucimar (1994) e A Confluência da Forquilha (1997), que estavam esgotados há anos. O título da coletânea remete ao período em que Mutarelli sofreu uma crise crônica de depressão que acabou por refletir nesses trabalhos, que são povoados pelos fantasmas e a escuridão que o assolava.
O álbum é hoje um clássico dos quadrinhos nacionais. A arte de Mutarelli impressiona, o peso de seu traço carrega a aflição de pesadelos expressionistas.
Transubstanciação teve um relançamento em 2001. A edição trazia a historia “Réquiem”, onde Mutarelli conta como uma brincadeira de seus amigos desencadeou sua depressão.
Link para baixar Transubstanciação : AQUI
Nada me Faltará
Lançado em 2010, seu sexto romance omite descrições e se sustenta exclusivamente sobre diálogos, a leitura ganha velocidade e aprofunda ainda mais o minimalismo presente em seus livros anteriores.
Veja apresentação que a editora faz do livro:

Nada me faltará narra a história de Paulo, um homem que desaparece misteriosamente com a mulher e a filha e ressurge um ano depois, sem explicações, na frente do prédio onde morava. Paulo é interrogado por médicos, policiais, amigos e familiares, mas não se lembra de nada do que aconteceu. Levado para a casa da mãe, ele se entrega a um estado de cansaço e desinteresse.
A situação se complica conforme aumenta a cobrança para que ele volte a se comportar como antes, mas ninguém parece entender que, para Paulo, tudo está bem. O desinteresse pelo paradeiro da mulher e da filha alimenta a suspeita de um investigador e da própria mãe. Somente seu terapeuta, dr. Leopoldo, se mostrará compreensivo para tentar desvendar o caso de seu paciente.
Ao realçar o descompasso entre as realidades dos vários personagens, Mutarelli elabora como poucos o tema da incomunicabilidade. Com um registro coloquial preciso e um humor estranho e desconfortável, ele explora um dos elementos típicos de sua obra: o limite incerto entre sanidade e loucura.
Link para baixar Nada me faltará AQUI
Seus livros já estão chegando à quarta adaptação para o cinema:

O Cheiro do Ralo
ANO: 2006
PAÍS: Brasil
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
DURAÇÃO: 112 min
DIREÇÃO: Heitor Dhalia
ELENCO: Selton Mello, Paula Braun, Lourenço Mutarelli, Fabiana Guglielmetti, Sílvia Lourenço, Milhem Cortaz

Natimorto
ANO: 2009
PAÍS: Brasil
CLASSIFICAÇÃO:12 anos
DURAÇÃO:92 min
DIREÇÃO: Paulo Machline
ELENCO: Lourenço Mutarelli, Simone Spoladore, Betty Gofman

Quando Eu Era Vivo
(adaptação de A arte de produzir efeito sem causa)
ANO: 2012
PAÍS: Brasil
CLASSIFICAÇÃO:12 anos
DURAÇÃO:109 min
DIREÇÃO: Marco Dutra
ELENCO: Antônio Fagundes, Marat Descartes, Sandy Leah, Gilda Nomacce, Helena Albergaria

JESUS KID
(em pós-produção)
ANO: 2020
PAÍS: Brasil
DIREÇÃO: Aly Muritiba
ELENCO: Sérgio Marone, Paulo Miklos, Maureen Miranda