• Sobre
  • Anúncios
  • Contato
  • Bodybuilding Insight
Ver-o-Fato
Advertisement
  • Home
  • Notícias
  • Coisas de casa
  • Ação Política
  • Publicidade Legal
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Política
    • Esporte
    • Polícia
    • Defesa do Consumidor
    • Economia
    • Para o mundo ver
    • Meio Ambiente
    • Mistério & Inexplicável
    • Saúde
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Comportamento
    • Empregos
    • Turismo
    • Cidades
    • Poder
    • Educação
    • Viralizou
    • Brasil
    • Publieditorial
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Coisas de casa
  • Ação Política
  • Publicidade Legal
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Política
    • Esporte
    • Polícia
    • Defesa do Consumidor
    • Economia
    • Para o mundo ver
    • Meio Ambiente
    • Mistério & Inexplicável
    • Saúde
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Comportamento
    • Empregos
    • Turismo
    • Cidades
    • Poder
    • Educação
    • Viralizou
    • Brasil
    • Publieditorial
No Result
View All Result
Ver-o-Fato
No Result
View All Result
Home Política

Democracia de ocasião, hipocrisia e ladrões: e a fome dos pobres?

Carlos Mendes por Carlos Mendes
21/08/2022
in Política
Democracia de ocasião, hipocrisia  e ladrões: e a fome dos pobres?

Mencken tinha uma navalha na língua e uma espada invisível na mão para demolir impostores. Autor, entre outras magníficas obras, de "O Livro dos Insultos", ele escreveu: " democracia é a arte e a ciência de administrar o circo a partir da jaula dos macacos".

CompartilharTwitter
ADVERTISEMENT

Você já parou para pensar que, nestes dias de campanha eleitoral para presidente da República, governador e cadeiras nos parlamentos estadual e federal, todo mundo no Brasil é democrata fervoroso, amante da liberdade e jura de pés juntos ser até capaz de se jogar de um prédio de 50 andares em favor de suas convicções?

Pois é. A cara de algumas figuras da vida nacional nem treme de tanto cinismo, capaz de corar anêmico, e suas mãos são incontroláveis para assinar qualquer pedaço de papel em que possam carimbar sua profissão de fé em algo que, no fundo, jamais acreditaram. Pelo contrário, abominam.

É tudo parte de um jogo de cena para tapear desinformados, manter seus privilégios com discursos adocicados para que nada mude neste País e tudo continue como sempre esteve: a maioria da população vivendo em condições degradantes, penando nas filas de saúde, correndo atrás de emprego, sem saneamento na rua onde mora, espremida feito sardinha em ônibus imundos e ouvindo baboseiras intermináveis de políticos corruptos e sem escrúpulos.

É um circo para uma plateia a quem falta o pão. E a palavra democracia, de tão mal usada, fica prostituída, desgastada e sem sentido. Basta ouvir o que sai da boca fétida em declarações de amor a uma democracia capenga e de fachada, apropriada pelas elites financeiras, políticas e intelectuais que tudo fazem para apunhalá-la. Na topografia política, dos extremos ao centro, não escapa um santo sacana.

Um texto com mais de 100 anos, escrito pelo jornalista norte-americano H.L. Mencken é atualíssimo quando trata de democracia. O Brasil de hoje, sob a batuta de compulsivos e farsantes manipuladores da vontade da maioria silenciosa, é uma praia na qual Mencken nadaria de braçadas, demolindo as mediocridades vigentes estabelecidas nos três poderes da República.

Mencken tinha uma navalha na língua e uma espada invisível na mão para demolir impostores, com seu sarcasmo corrosivo. Autor, entre outras magníficas obras, de “O Livro dos Insultos”, ele escreveu: ” democracia é a arte e a ciência de administrar o circo a partir da jaula dos macacos”. Ele também, para variar em seu espírito cético, desconfiava de qualquer autoridade: “todo homem decente deve se envergonhar do governo sob o qual vive”.

Por fim, considerava o patriotismo uma abominação: “todo artista de alguma dignidade é contra seu próprio país. Pense em Dante, Tolstoi, Shakespeare, Rabelais, Cervantes, Swift e Mark Twain”. Esse era Henry Louis Mencken, que não poupava nem os jornalistas vendidos. Que sujeito atual.

Fiquem com ele, falando sobre democracia, e compare com o que você tem visto, lido e ouvido no Brasil dos dias de hoje. Estranhas e certeiras coincidências, mais de um século depois:

DEMOCRACIA, PATIFES E DEMAGOGOS

” Um dos méritos da democracia é bastante óbvio: é talvez a mais charmosa forma de governo já criada pelo homem. O motivo não é difícil de descobrir. Ela se baseia em proposições palpavelmente falsas — e o que não é verdade, como todo mundo sabe, é imensamente mais fascinante e satisfatório para a maioria dos homens do que o que é verdadeiro.

A verdade tem uma aspereza que os alarma, e um ar de finalidade que entra em choque com o seu incurável romantismo. Quando se veem nas grandes emergências da vida, voltam-se para aquelas velhas promessas, todas falsas mas deliciosamente reconfortantes — e das quais a campeã é a que diz que os pobres herdarão a terra.

Esta promessa está tanto na raiz do sistema religioso reinante no mundo moderno como no sistema político em voga. A democracia lhe dá uma certa aparência de verdade objetiva e demonstrável. O homem comum, funcionando como cidadão, tem a sensação de que é realmente importante para o mundo — de que é ele
que administra as coisas.

Suas lamúrias contra os patifes e os demagogos dão-lhe uma enorme e misteriosa sensação de poder — o que faz a felicidade de arcebispos, sargentos da polícia e outras sumidades. Da democracia, ele extrai também a convicção de que sabe das coisas, de que suas opiniões são levadas a sério pelos maiorais — o que faz a felicidade dos senadores, das quiromantes e dos jovens intelectuais.

Finalmente, dela sai também a consciência de um alto dever triunfantemente cumprido — o que faz a felicidade dos carrascos e dos maridos.

Todas estas formas de felicidade são, naturalmente, ilusórias. Não chegam a durar. O democrata que pula no abismo para bater suas asas e entoar aleluias acaba com o nariz no chão. As sementes deste desastre estão em sua própria estupidez: ele não consegue se livrar daquela ingênua ilusão, tão cristã, de que a felicidade é algo que só se consegue tomando-a de outro.

Mas há sementes também na própria natureza das coisas: uma promessa, afinal, não passa de uma promessa, mesmo quando baseada numa revelação divina, mas as probabilidades de que seja cumprida podem ser expressas por uma deprimente fórmula matemática. Aqui, a ironia que jaz sob toda a aspiração humana se revela: a busca da felicidade, como sempre, traz apenas a infelicidade no fim das contas.

Mas dizer isto é o mesmo que dizer que o verdadeiro charme da democracia não é para o bico do democrata, e sim para o do espectador. Este espectador, me parece, tem à sua frente um espetáculo de primeira classe.

Tente imaginar alguma coisa mais heroicamente absurda: um desfile de imbecilidades óbvias, ambições grotescas e fraudes sem fim! Mas quem se diverte com a fraude? A fraude da democracia é a mais divertida de todas — mais até, deixando no chinelo, que a fraude da religião.

Consulte o seu travesseiro a respeito das invenções democráticas mais características. Ou dos típicos profetas democráticos. Se você não pegar no sono imediatamente por falta de respostas, também não achará graça no dia do Juízo Final, quando os presbiterianos pularão do túmulo como pintos de um ovo, asas brotarão em suas omoplatas e eles adejarão rumo ao espaço interestelar, piando de alegria.

Tenho falado até aqui da possibilidade da democracia ser, talvez, uma doença que conheça suas limitações, como o sarampo. Mas é mais do que isto: ela devora a si mesma. Não se consegue observá-la objetivamente sem se impressionar com sua curiosa desconfiança em si própria — sua tendência inextricável a abandonar sua própria filosofia ao menor sinal de tensão.

Não preciso lembrar o que acontece invariavelmente nos Estados democráticos quando se ameaça a segurança nacional. Todos os grandes tribunos da democracia, em tais ocasiões, respiram fundo e convertem-se instantaneamente em déspotas de uma ferocidade quase fabulosa. E nem este processo se limita aos tempos de alarme e terror: continua dia após dia.

A democracia parece sempre a ponto de matar aquilo que teoricamente ama. Todos os seus axiomas se resolvem em trovejantes paradoxos, muitos reduzidos a contradições flagrantes em seus termos.

Dizem eles: “O povo é competente para nos guiar” — desde que possamos policiá-lo rigorosamente. “Não são os homens que nos governam, mas as leis” — mas são homens sentados em banquinhos que, no fim das contas, decidem o que a lei é ou o que deve ser.

“A função mais alta do cidadão é servir ao Estado” — mas a primeira constatação que lhe ocorre, quando tenta cumprir esta função, é a de sua desonra e falta de habilidade. Esta constatação costuma ter suas razões? Então a farsa fica apenas ainda mais gloriosa. Confesso que, de minha parte, acho-a uma delícia.

Adoro imensamente a democracia. Ela é incomparavelmente idiota e, por isto, tão divertida. Ela não exalta os parvos, os covardes, os oportunistas, os pilantras e os blefes? Sim, mas a tortura de vê-los subir na vida é compensada pela alegria de vê-los cair do galho.

A democracia não é perdulária, extravagante e desonesta? É, como qualquer outra forma de governo: todas são inimigas dos homens decentes. Não são os velhacos que a dirigem? Sim, mas temos suportado esta velhacaria desde 1776 e continuamos sobrevivendo.

A longo prazo, pode ser que a velhacaria seja uma necessidade inerradicável de qualquer governo e até da própria civilização — ou que, no fundo, a civilização não passa de um colossal calote. Não sei. Só sei que, quando os chupa-sangues estão se dando bem, o espetáculo fica hilariante.

Mas talvez eu seja um homem malicioso: quando se trata de chupa-sangues, minha simpatia por eles tende a ser tímida. O que me intriga é como um homem que é a favor deles e se sente como eles pode acreditar em democracia, e até se compadece quando os vê expostos como um bando de sacanas.

Como um homem que é sinceramente democrata pode ser democrata?”

Tags: democraciaDestaquediscursofelicidadefome dos pobreshipócritas e ladrões
Previous Post

Sargento abandona quartel e é suspeito de usar carro para matar dois homens. Vídeo

Next Post

Bebê Ana Vitória já está internada em Belém para tratamento cardíaco

Carlos Mendes

Carlos Mendes

Jornalista editor chefe do site Ver-o-Fato

Related Posts

“Mastercracia”: As farras do banqueiro em Londres para ministros do STF, chefe da PF e PGR repercutem na Câmara
Política

“Mastercracia”: As farras do banqueiro em Londres para ministros do STF, chefe da PF e PGR repercutem na Câmara

11/03/2026

Em sessão dominada por acusações de propina no caso Banco Master, deputados protocolam pedido de impeachment inédito e cobram instalação...

Líder da Oposição exige impeachment de Moraes, um “ditador de toga”, em duro discurso na Câmara
Política

Líder da Oposição exige impeachment de Moraes, um “ditador de toga”, em duro discurso na Câmara

11/03/2026

▪︎ Sessão que debatia projetos propostos pela bancada feminina foi interrompida por graves acusações contra o Judiciário e críticas ao...

Decisão de Dino esvazia depoimentos na CPMI do INSS; presidente e relator reagem
Política

Decisão de Dino esvazia depoimentos na CPMI do INSS; presidente e relator reagem

10/03/2026

Parlamentares desafiam decisões de Flávio Dino, ameaçam presidentes da Crefisa e do C6 Consignado com condução coercitiva e expõem a...

EXCLUSIVO –  MP mira “vaquinha da corrupção” e alerta STF contra manobra de dr. Daniel
Política

EXCLUSIVO – MP mira “vaquinha da corrupção” e alerta STF contra manobra de dr. Daniel

09/03/2026

Um documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral de Justiça do Pará, Alexandre Tourinho, sustenta que o prefeito...

Senadores têm assinaturas para abertura de CPI contra Moraes e Toffoli
Política

Senadores têm assinaturas para abertura de CPI contra Moraes e Toffoli

09/03/2026

▪︎ Com assinaturas suficientes para investigar o caso Banco Master, omissão do presidente do Senado caracteriza afronta constitucional e pode...

CPMI do INSS encurrala cúpula de bancos e expõe vulnerabilidade da Dataprev
Política

CPMI do INSS encurrala cúpula de bancos e expõe vulnerabilidade da Dataprev

09/03/2026

▪︎ Embate com o STF marca nova fase da investigação que paralisou pagamentos do INSS▪︎ Dono do Banco Master preso...

EXCLUSIVO – Polícia investiga cartório, vereadores,  idoso “morto” e fraudes em Viseu
Política

EXCLUSIVO – Polícia investiga cartório, vereadores, idoso “morto” e fraudes em Viseu

09/03/2026

Um conjunto de investigações policiais e comunicações oficiais do Poder Judiciário revela um caso absurdo e complexo que mistura irregularidades...

Derretimento e ascensão: como Flávio ameaça  Lula
Política

Derretimento e ascensão: como Flávio ameaça Lula

09/03/2026

Mudança de estratégias de comunicação e crises governamentais impulsionam o senador do PL e derrubam o atual presidente a poucos...

Entidade de jornalistas independentes pede saída de Alcolumbre da presidência do senado
Política

Entidade de jornalistas independentes pede saída de Alcolumbre da presidência do senado

07/03/2026

AJOIA Brasil cobra reação do conselho de ética do Senado Por William Saliba - jornalista * A Associação Brasileira de...

Lei não salva vidas sem dinheiro: O rombo de R$ 5 bilhões que deixa mulheres desprotegidas no Brasil
Política

Lei não salva vidas sem dinheiro: O rombo de R$ 5 bilhões que deixa mulheres desprotegidas no Brasil

07/03/2026

▪︎Câmara dos Deputados admite falha na execução de medidas protetivas na ponta e tenta aprovar pacote emergencial para cobrir a...

Next Post
Bebê Ana Vitória já está internada em Belém para tratamento cardíaco

Bebê Ana Vitória já está internada em Belém para tratamento cardíaco

Redes Sociais

  • 28.3k Followers

Recentes

VÍDEOS – Avenida Júlio César liberada após caos em retirada de passarela

VÍDEOS – Avenida Júlio César liberada após caos em retirada de passarela

11/03/2026
“Mastercracia”: As farras do banqueiro em Londres para ministros do STF, chefe da PF e PGR repercutem na Câmara

“Mastercracia”: As farras do banqueiro em Londres para ministros do STF, chefe da PF e PGR repercutem na Câmara

11/03/2026
Crise no IBGE: Procurador do TCU pede afastamento de Márcio Pochmann sob alerta de risco aos dados nacionais

Crise no IBGE: Procurador do TCU pede afastamento de Márcio Pochmann sob alerta de risco aos dados nacionais

11/03/2026
O limite da toga e a paralisia no Congresso

O limite da toga e a paralisia no Congresso

11/03/2026
Ver-o-Fato

Todos os direitos reservados © 2019 VER-O-FATO

Navegação

  • Sobre
  • Anúncios
  • Contato
  • Bodybuilding Insight

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Atualidades
  • Empregos
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Ação Política
    • Cidades
    • Política
    • Educação
    • Poder
    • Saúde
    • Viralizou
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Mundo
    • Economia
    • Esporte
    • Mistério & Inexplicável
    • Polícia
    • Ciência & Tecnologia
    • Meio Ambiente
    • Defesa do Consumidor
    • Cultura & Eventos
    • Publieditorial

Todos os direitos reservados © 2019 VER-O-FATO