O sucesso empresarial depende de vários fatores. Portanto, não é suficiente dedicar esforço apenas a um deles. Para que um ecommerce prospere, é necessário encontrar um equilíbrio.
Por essa razão, muitos negócios optam por reestruturar seus processos internos para acompanhar a concorrência. Isso inclui novas ferramentas, novas tendências e novas plataformas.
Assim, o verdadeiro triunfo está na otimização e no uso dos melhores softwares disponíveis no mercado. Neste artigo, focaremos em uma das mais práticas: o CRM com WhatsApp.
Por que escolher um CRM
Existem muitos softwares atualmente que podem ser úteis para as empresas. No entanto, os CRMs com WhatsApp lideram as opções de mercado devido à sua versatilidade.
Em primeiro lugar, o CRM funciona como uma ferramenta de comunicação que melhora a experiência em canais como WhatsApp ou Telegram. Ao mesmo tempo, permite gerenciar os contatos de forma mais organizada e oferece uma variedade de ferramentas para potencializar outros aspectos empresariais.
Os CRMs são ferramentas dinâmicas?
Os CRMs cresceram ao ponto de serem programas completos que abrangem programações para todas as áreas da empresa, como marketing, branding e comunicação interna.
Além disso, uma boa ferramenta CRM oferece uma interface confortável e fácil de usar para qualquer usuário.
Como instalar um CRM em seu negócio
O processo de integração deste programa não é difícil. Basta baixá-lo do site do provedor e carregar os dados essenciais para que os usuários possam acessá-los.
O restante do caminho consiste em aprender a interagir com a plataforma para criar funções específicas. Se o seu CRM for bom, tudo será interativo, e em pouco tempo, você estará utilizando suas ferramentas com facilidade.
Ferramentas de comunicação do CRM
Uma das chaves do sucesso nas vendas está no tempo de resposta, fazendo com que o cliente se sinta bem atendido. Portanto, é indispensável que você leve em consideração esse aspecto se quiser aumentar as vendas.
Os CRMs simplificam os processos mais tediosos por meio de suas ferramentas. Dessa forma, a equipe de trabalho pode dispor de mais tempo para atividades produtivas.
Essas são as principais funções de automação:
Mensagens automáticas e chatbots
Essas ferramentas facilitam a comunicação com o cliente, tornando-a mais eficiente.
Por exemplo, os chatbots permitem manter fluxos de conversação com os clientes para responder a perguntas frequentes sem a necessidade de intervenção manual. Alguns CRMs até possuem salesbots que usam a IA para fornecer respostas assertivas, enviar faturas, etc.
Uma boa notícia é que a configuração desses assistentes virtuais é bastante simples e não requer conhecimentos em programação.
Além disso, as respostas automáticas são úteis para fornecer informações específicas, como informar sobre o horário de atendimento ao cliente ou dar as boas-vindas aos prospects quando a equipe de atendimento ao cliente não está disponível.
Chats unificados
O CRM possui uma caixa de entrada onde são acumuladas todas as consultas que chegam à sua empresa de qualquer canal de comunicação. Isso significa que suas mensagens do WhatsApp, Telegram, e-mail, Facebook, Instagram… chegarão ao mesmo lugar.
Estes são os benefícios dessa função:
- O CRM com WhatsApp permite que você responda mais rápido e facilmente a partir da plataforma, eliminando a necessidade de ir de um aplicativo para outro para completar a comunicação com os clientes.
- Você pode usar chatbots e outras funções da ferramenta CRM em todos os canais de comunicação que você utiliza.
Outras funções dos CRMs
Embora as funções oferecidas pelos CRMs sejam amplas e variem de acordo com o desenvolvedor, falaremos sobre as que consideramos mais vantajosas para a sua empresa.
Estas são as mais importantes:
Criação de campanhas
As campanhas são essenciais para persuadir o público de que realmente precisa dos seus produtos.
Trata-se de uma sequência de mensagens enviadas a uma ampla carteira de leads para aumentar a taxa de conversão. Convida-se o indivíduo a imaginar os prós e contras.
Sem uma ferramenta de automação, a tarefa deve ser feita manualmente. Seria necessário entrar em contato com cada cliente separadamente para enviar as mensagens.
Por sua vez, um CRM com WhatsApp oferece as seguintes vantagens:
- Você pode programar campanhas com apenas alguns cliques e em pouco tempo.
- As limitações de algumas aplicações, como o WhatsApp, onde sua conta poderia ser bloqueada se você enviasse mensagens em massa com muita frequência, são eliminadas.
- Você pode selecionar toda a carteira de clientes ou limitar as mensagens a um grupo de pessoas.
- Cada mensagem chega aos seus clientes individualmente. Dessa forma, eles podem responder caso estejam interessados e iniciar uma conversa com potencial de compra.
Pipeline para supervisionar o processo de vendas
Seguindo a linha do ponto anterior, as mensagens em massa aumentam significativamente o interesse do seu público em seus serviços.
Mas, para que essa ação seja produtiva, é necessário conhecer o tempo de exposição que cada cliente tem ao seu conteúdo, para que cada consultor saiba como reagir e manter um tom assertivo.
Esta é uma das funções do pipeline, que consiste em um funil que engloba cada etapa do processo de vendas. Além disso, ele organiza os leads de acordo com o tempo de vida.
Inclui também as seguintes funções:
- Alerta os consultores no caso de um usuário precisar de atenção. Se a pessoa reagiu bem a uma mensagem-chave, o consultor poderá se adaptar a esse nível de interesse e incentivar a compra.
- Permite ter um certo nível de feedback para reestruturar a campanha ao poder visualizar o interesse do público com certas mensagens. Se estas não tiverem sucesso nem cliques, podem ser modificadas para obter uma melhor aceitação.