Para crescer rápido no Instagram, o melhor caminho é combinar diferentes estratégias que aumentam o número de seguidores do perfil da marca. Afinal, é a métrica mais importante da conta.
Publicar novos conteúdos consistemente, por exemplo, é uma das principais formas de ganhar followers. Isso porque, “alimenta” o público base do perfil e, consequentemente, leva o algoritmo a recomendá-lo a outras várias pessoas.
Criar campanhas de anúncio também funciona muito bem. Eles levam a mensagem da marca a uma quantidade elevada de usuários com algum nível de interesse em sua proposta. Uma vez que, possui um alto poder de segmentação.
Do mesmo modo, o marketing de influência traz muitos seguidores. As personalidades falam para uma audiência que confia plenamente nelas. Com isso, uma simples recomendação já pode multiplicar a métrica no seu perfil comercial.
Provavelmente, você já conhece todas essas possibilidades. O que talvez não saiba, porém, é que fechar parcerias locais também é uma excelente estratégia para aumentar sua base de seguidores. Entenda como funciona!
5 passos para fechar parcerias locais e crescer no Instagram
![](https://ver-o-fato.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image-2.jpeg)
Em resumo, as parcerias locais se referem a ações colaborativas entre marcas e negócios, organizações, instituições ou indivíduos, por exemplo, que pertencem à mesma região.
Elas servem para beneficiar a comunidade local. Ao mesmo tempo que dá visibilidade aos participantes. Ou seja, ambos os lados da parceria melhoram sua reputação por trabalhar em prol de determinadas causas da área onde estão, como:
- educação;
- saúde;
- desenvolvimento econômico;
- meio ambiente;
- cultura e serviços sociais.
De qualquer maneira, fechar parcerias na região pode ser uma oportunidade de ampliar sua base de seguidores no Instagram. Como? Listamos abaixo um passo a passo para usá-las no crescimento do perfil da marca. Confira!
1. Identifique potenciais parceiros
Primeiramente, identifique potenciais parceiros. Procure negócios, organizações sem fins lucrativos, eventos locais e figuras públicas que tenham alguma relação com o nicho de atuação da marca.
O parceiro não precisa ter exatamente o mesmo público que você. Só ter uma conexão que faça uma eventual ação colaborativa ter sentido. Nem que seja apenas os valores.
Por exemplo, imagine que sua marca defenda causas ambientalistas. Neste caso, fechar parcerias com instituições ou indivíduos voltados à sustentabilidade é bem interessante.
2. Proponha colaborações
Em seguida, entre em contato com os potenciais parceiros com uma proposta personalizada. Explique como uma possível colaboração pode ser benéfica para ambas as partes.
Durante a conversa, fale detalhadamente sobre cada vantagem. Aumento de visibilidade e reputação no mercado, acesso a um público novo e novas oportunidades de crescimento, por exemplo.
Assim também, sugira ideias específicas de ações colaborativas. Sorteios, concursos, eventos conjuntos, takeovers de conta no Instagram, entre outros. Com isso, há grandes chances da proposta ser aceita.
3. Crie conteúdo relacionado a parceria
Fechou a colaboração local? Perfeito! Agora trabalhe junto com o parceiro no planejamento e produção de conteúdo relacionado com as ações da campanha. Ou seja, publicações de Feed, Stories e Reels.
Cada post compartilhado no Instagram deve ser interessante e relevante para ambos os públicos. Tanto da marca quanto do parceiro. Faça menções uns aos outros ou use o collabs para reforçar a parceria entre vocês por determinada causa.
Além disso, crie conteúdos que expliquem melhor como a colaboração beneficia a comunidade local. Assim como, as motivações que levaram vocês a trabalharem em conjunto. A prática vai deixar as audiências ainda mais envolvidas com o projeto.
4. Interaja com o público e incentive a participação ativa
Falando no envolvimento dos públicos, interaja com o máximo de visitantes e seguidores possível durante a campanha. Responda comentários nas publicações ou mensagens no Direct Messenger.
Mostre que você se importa de verdade com a opinião de quem te acompanha a respeito da campanha colaborativa. Consequentemente, seus potenciais clientes vão se sentir muito mais dispostos a contribuir de alguma forma, como:
- curtindo;
- comentando;
- compartilhando.
A propósito, incentive a participação ativa da audiência do perfil da marca enquanto a campanha está rolando. Use gatilhos mentais, estruturas de comunicação persuasiva ou CTAs, por exemplo.
5. Acompanhe os resultados das ações
Por último, mas não menos importante, acompanhe os resultados das ações colaborativas. Use ferramentas de análise para avaliar o desempenho das publicações da campanha em várias métricas, incluindo:
- alcance;
- impressões;
- engajamento;
- crescimento de seguidores;
- conversão.
Faça reuniões constantemente com o parceiro local para ver o que está funcionando e o que não está. Então, ajuste o que for necessário na estratégia para ter resultados ainda mais expressivos.
Bônus: compre seguidores para atrair parcerias locais e conquistar resultados expressivos
![](https://ver-o-fato.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image-1.jpeg)
Além de procurar e fechar parcerias locais, propostas colaborativas podem chegar até a marca. Ou seja, as oportunidades de crescimento podem bater na sua porta em vez de você ir atrás delas.
Isso é possível adquirindo serviços de engajamento em um dos melhores sites para comprar seguidores hoje, isto é, o ImpulsioneGram. Trata-se de uma empresa séria do mercado que cresce perfis comerciais de verdade na rede social.
Ela aumenta sua base de followers em tempo recorde. Até porque, existem diversos serviços à disposição. Dá para comprar visualizações de Reels, curtidas e comentários também.
Desse modo, a marca vai passar a ter muito mais credibilidade e atrair parcerias locais. Organizações, negócios ou instituições, por exemplo, vão entrar em contato para propor colaborações que vão fazê-lo conquistar resultados expressivos.