• Sobre
  • Anúncios
  • Contato
  • Bodybuilding Insight
Ver-o-Fato
Advertisement
  • Home
  • Notícias
  • Coisas de casa
  • Ação Política
  • Publicidade Legal
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Política
    • Esporte
    • Polícia
    • Defesa do Consumidor
    • Economia
    • Para o mundo ver
    • Meio Ambiente
    • Mistério & Inexplicável
    • Saúde
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Comportamento
    • Empregos
    • Turismo
    • Cidades
    • Poder
    • Educação
    • Viralizou
    • Brasil
    • Publieditorial
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Coisas de casa
  • Ação Política
  • Publicidade Legal
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Política
    • Esporte
    • Polícia
    • Defesa do Consumidor
    • Economia
    • Para o mundo ver
    • Meio Ambiente
    • Mistério & Inexplicável
    • Saúde
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Comportamento
    • Empregos
    • Turismo
    • Cidades
    • Poder
    • Educação
    • Viralizou
    • Brasil
    • Publieditorial
No Result
View All Result
Ver-o-Fato
No Result
View All Result
Home Economia

Com pandemia, comércio online mais que dobra e já chega a 21% das vendas

Redação por Redação
17/10/2021
in Economia
CompartilharTwitter

A pandemia provocou um salto na participação das vendas online no faturamento das empresas do comércio varejista brasileiro. Antes da crise sanitária que obrigou o fechamento das lojas físicas, o e-commerce representava, em média, 9,2% da receita. Mas, em julho do ano passado, com apenas quatro meses de pandemia, essa marca mais do que dobrou e foi para 19,8%. E, em junho deste ano, já estava em 21,2%.

“O resultado confirma com números a hipótese de que as empresas aceleraram o processo de digitalização ao longo da pandemia, principalmente para minimizar os impactos negativos da queda de circulação de pessoas nas lojas físicas”, observa o economista Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Os dados fazem parte de um recorte especial da sondagem, obtido com exclusividade pelo Estadão. As vendas online, de acordo com os critérios adotados pelo estudo, incluem os negócios fechados no site, no aplicativo da loja e por WhatsApp.

A rápida digitalização ocorreu praticamente de maneira uniforme em empresas de todos os tamanhos: pequenas, média e grandes. Com a reabertura das lojas físicas, Tobler diz que pode haver uma certa correção nos próximos meses, mas ele acredita que muitas mudanças vieram para ficar. Ele argumenta que essa nova forma de vender atraiu novos consumidores de várias localidades do País e propiciou impacto favorável no negócio dos varejistas.

Impacto positivo

Para avaliar o saldo líquido nas vendas do comércio provocado pelo abre e fecha e o impulso dado pelo comércio online, o economista comparou o desempenho de dois grupos de varejistas que atuam no online.

As empresas cuja fatia do e-commerce na receita está acima da média do setor conseguiram, desde de meados do ano passado até hoje, obter um desempenho melhor de vendas em relação ao grupo de companhias cuja participação do online nos negócios está abaixo da média de mercado.

O economista destaca dois momentos importantes que mostram que as empresas mais digitalizadas estão à frente das menos digitalizadas em desempenho de vendas. O primeiro momento foi no fim do ano passado, quando a recuperação do comércio foi puxada pelas varejistas cujas vendas do online respondiam por uma fatia maior do que a média dos setor, de acordo com informações apontadas pela sondagem, levando em conta o nível de demanda atual.

O outro momento foi no início deste ano, com a segunda onda da pandemia. O estudo mostra que todo o varejo foi afetado por causa das restrições mais severas ao funcionamento das lojas físicas. No entanto, as companhias com participação das vendas online no faturamento acima da média do mercado sofreram menos e registram uma demanda ainda importante por seus produtos, observa Tobler.

Outro resultado significativo apontado pela sondagem da FGV é que 49,7% das empresas – quase a metade – não faziam nenhuma venda online antes da pandemia. Em julho do ano passado, essa fatia tinha recuado para 28,4% e em junho este ano estava em 20,2%.

Isso significa que quase 80% de todas as varejistas consultadas pela sondagem faziam uso de canais digitais. Esse número é ainda mais significativo para as empresas de grande porte, com mais de 90% das companhias usando canais online. Já as empresas de menor porte continuam mais resistentes à digitalização, com quase 30% do número de varejistas focadas só nas lojas físicas.

Tendência. Com a avanço da vacinação e a reabertura da economia, Tobler acredita que a tendência é de estabilização das vendas do varejo como um todo por causa da concorrência maior dos gastos com serviços que ficaram de lado na fase mais crítica da pandemia.

Mesmo assim, Tobler acha que a fatia das vendas online no comércio varejista brasileiro como um todo, que girava em torno de 5% antes da pandemia, possa fechar este ano em 10%.

40% das vendas da Novo Mundo já são pela web

Fundada em 1956, em Goiânia (GO), a rede regional Novo Mundo, especializada na venda móveis e eletroeletrônicos, foi uma das companhias que aproveitaram a pandemia para acelerar a digitalização.

Desde o ano 2000, a varejista vendia por meio do seu site, além das lojas físicas espalhadas por nove Estados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e no Distrito Federal. “Antes da pandemia o online representava 22% do nosso faturamento e hoje responde por 40%”, diz Matheus Sepulveda, diretor da Novo Mundo Digital.

Além do site, sob o guarda-chuva do online hoje estão as vendas feitas por meio do aplicativo da loja, WhatsApp, marketplace da varejista e todos os negócios fechados que foram influenciados pelo meio digital.

O diretor conta que a venda do online cresceu 58% no ano passado, na comparação com 2019 e garantiu que a empresa como um todo repetisse a receita do ano anterior.

Com o fechamento das lojas físicas por causa da crise e sanitária, a varejista implementou as vendas por meio de WhatsApp e aplicativo. Mas o grande impulso veio com a digitalização das lojas físicas no período. “Já tínhamos acordado para o digital, mas realmente a pandemia acelerou essa mudança”, diz Sepúlveda.

As 139 lojas tradicionais passaram por uma reforma radical no modo de operar para se consolidar num formato multicanal. Os vendedores passaram a ser consultores e ficaram responsáveis pela venda como um todo, da escolha do produto na loja física ou no meio online até o pagamento. As vendas online e as das lojas físicas passaram a atuar de forma integrada, com o consumidor podendo comprar no site e retirar na loja ou escolher na loja e comprar no site.

Além disso, as lojas viraram minicentros de distribuição, dando mais agilidade às entregas das compras feitas online. “Hoje nas capitais entregamos as compras online em até duas horas”, diz o diretor.

A transformação da 139 lojas físicas tradicionais para o formato multicanal custaram à companhia R$ 75 milhões. No mês passado, a varejista retomou o plano de abertura de lojas. Foram cinco novos pontos de venda em setembro. “Queremos aumentar a capilaridade nos Estados onde estamos”, diz Sepulveda. A empresa, que neste ano deve faturar R$ 1,2 bilhão, quer abrir mais três lojas até dezembro e 20 em 2022. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags: 21% das vendascomércioDestaquedobraonlinepandemia
Previous Post

Com gols de Cano e Nenê, Vasco derrota líder Coritiba em casa pela Série B

Next Post

Estudo inédito mostra como o racismo prejudica o desenvolvimento de crianças negras

Redação

Redação

Related Posts

HASHJ lança motor de mineração em nuvem com IA para Bitcoin e XRP
Economia

HASHJ lança motor de mineração em nuvem com IA para Bitcoin e XRP

11/07/2025

Plataforma suíça HASHJ permite minerar Bitcoin e XRP com energia limpa e rendimento diário, sem hardware—bônus de boas-vindas e IA...

Trump eleva a 50% tarifas sobre produtos do Brasil
Economia

Trump eleva a 50% tarifas sobre produtos do Brasil

09/07/2025

Além do comércio, a taxação é ligada a questões políticas e judiciais, gerando incerteza sem precedentes no maior Mercado da...

Titulares de SOL, XRP e Dogecoin recorrem à SWL Miner para renda passiva e lucram US$ 5.285 por dia
Economia

Titulares de SOL, XRP e Dogecoin recorrem à SWL Miner para renda passiva e lucram US$ 5.285 por dia

09/07/2025

À medida que os mercados financeiros digitais continuam a crescer e transformar a vida cotidiana, pessoas ao redor do mundo...

Projeto reúne artesãs paraenses para criação coletiva de joias sustentáveis
Economia

Projeto reúne artesãs paraenses para criação coletiva de joias sustentáveis

08/07/2025

Teve início nesta segunda-feira (7), no SENAI Getúlio Vargas, em Belém, a Semana Criativa do projeto Joias da Amazônia. A...

WhatsApp e branding: estratégias para o sucesso
Economia

WhatsApp e branding: estratégias para o sucesso

02/07/2024

O branding tem o poder de fazer a sua marca ser lembrada e amada, gerando vendas e a fidelização de...

FIEPA NAC reúne empresários e instituições financeiras em mais uma Rodada de Crédito
Economia

FIEPA NAC reúne empresários e instituições financeiras em mais uma Rodada de Crédito

03/07/2025

Empresários e representantes de instituições financeiras participaram, nesta quinta-feira (03/07), de mais uma edição da Rodada de Crédito promovida pela...

Ganhe renda passiva com XRP e lucre facilmente até US$ 9.600 por dia para impulsionar seu potencial de riqueza
Economia

Ganhe renda passiva com XRP e lucre facilmente até US$ 9.600 por dia para impulsionar seu potencial de riqueza

30/06/2025

Para muitos usuários de criptomoedas que amam o XRP, uma das principais preocupações sempre foi como fazer com que seus...

Gigantes globais disputam exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Economia

Gigantes globais disputam exploração de petróleo na Foz do Amazonas

25/06/2025

A edição desta quarta-feira (25) do jornal O Estado de S. Paulo destaca em editorial uma notícia de grande relevância...

Florestas plantadas: A nova fronteira econômica no mercado de carbono
Economia

Florestas plantadas: A nova fronteira econômica no mercado de carbono

21/06/2025

De fornecedoras de madeira a aliadas contra a mudança climática, áreas reflorestadas se tornam ativos valiosos em um mercado bilionário...

Melhores cartões pré-pagos em dólar disponíveis no Brasil
Economia

Melhores cartões pré-pagos em dólar disponíveis no Brasil

16/06/2025

Cartões virtuais pré-pagos em dólar oferecem acesso a sistemas globais de pagamento, permitindo realizar compras em plataformas internacionais sem limitações...

Next Post

Estudo inédito mostra como o racismo prejudica o desenvolvimento de crianças negras

Redes Sociais

  • 28.3k Followers

Recentes

VÍDEO – Videomaker denuncia agressão e pede exame toxicológico em policiais após prisão violenta

VÍDEO – Videomaker denuncia agressão e pede exame toxicológico em policiais após prisão violenta

11/07/2025
VÍDEO – Carreta da aparelhagem Crocodilo sofre falha mecânica e assusta em estrada

VÍDEO – Carreta da aparelhagem Crocodilo sofre falha mecânica e assusta em estrada

11/07/2025
VÍDEO – Bicheiro Vinicius Drumond sofre tentativa de homicídio na Barra da Tijuca

VÍDEO – Bicheiro Vinicius Drumond sofre tentativa de homicídio na Barra da Tijuca

11/07/2025
BELÉM – Grupo usa explosivo para destruir lixeira na Praça de República

BELÉM – Grupo usa explosivo para destruir lixeira na Praça de República

11/07/2025
Ver-o-Fato

Todos os direitos reservados © 2019 VER-O-FATO

Navegação

  • Sobre
  • Anúncios
  • Contato
  • Bodybuilding Insight

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Atualidades
  • Empregos
  • Anúncios
  • Mais…
    • Colunas
    • Ação Política
    • Cidades
    • Política
    • Educação
    • Poder
    • Saúde
    • Viralizou
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Famosos
    • Mundo
    • Economia
    • Esporte
    • Mistério & Inexplicável
    • Polícia
    • Ciência & Tecnologia
    • Meio Ambiente
    • Defesa do Consumidor
    • Cultura & Eventos
    • Publieditorial

Todos os direitos reservados © 2019 VER-O-FATO