No dia 16 de maio, será realizada a mobilização nacional do Sistema CNC/Fecomércio/Sesc/Senac, o DIA S com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o PLV 9/23, que prevê a retirada de 5% dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur. A ação será realizada pela CNC, Sesc, Senac nacionais e Fecomércio, Sesc e Senac Locais, em todo o país.
No Pará, o DIA S terá a participação de empresários do comércio, diretores, presidentes de sindicatos associados, alunos e colaboradores da Fecomércio, do Sesc e do Senac nos municípios de Belém, Benevides, Salinópolis, Castanhal, Marabá e Santarém. Na capital do estado a manifestação pacífica será às 16h, em frente ao Sesc Doca, na Av. Visconde de Souza Franco. Em Benevides, Salinópolis, Castanhal, Marabá e Santarém as manifestações acontecerão na frente das unidades do Sesc. Todas as unidades do Sesc e Senac no Pará nesse dia e horário irão parar para participar da manifestação. A previsão é de que o movimento reúna centenas de pessoas em defesa do Sesc e Senac, que são reconhecidamente essenciais pelas entidades representativas dos trabalhadores, para a promoção da educação, da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do comércio.
O Sesc e o Senac são instituições que atuam há 77 anos no Brasil, promovendo ações em diversas áreas, como saúde, cultura, lazer, educação, formação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Com a aprovação do PLV 9/23, esses recursos serão transferidos para a Embratur, em detrimento das atividades realizadas pelo Sesc e Senac. Com isso, quem irá perder são as pessoas mais pobres, que terão maior dificuldade à oferta de serviços gratuitos pelo Sesc e Senac, prejudicando a sociedade.
Retirar os recursos do Sesc é eliminar 2 mil apresentações artísticas, reduzir 37 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas, acabar com mais de 7 mil matrículas em educação básica, diminuir mais de 2kg milhões de alimentos distribuídos e deixar de oferecer quase 3 mil exames clínicos. Cortar 5% do Senac é reduzir 140 milhões de recursos destinados a atendimentos gratuitos, eliminar 7 milhões de horas-aula gratuitas, acabar com 31 mil matrículas em cursos gratuitos, fechar 52 unidades e encerrar as atividades em 95 municípios.
A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos. No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.
No caso do Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.
A mobilização nacional do DIA S é, portanto, essencial para chamar a atenção da sociedade sobre os impactos que a retirada desses recursos pode causar. A iniciativa busca, assim, sensibilizar os legisladores e a população sobre a importância das instituições de educação e cultura para o desenvolvimento do país e para a promoção do bem-estar social.
QUANDO O SESC E O SENAC PERDEM RECURSOS, PERDEM OS TRABALHADORES, PERDE O BRASIL
Como você pode ajudar:
• Compartilhando esta publicação e utilizando as hashtags: #eusousesc e #eusousenac;
• Participando do abaixo-assinado oficial em defesa do Sesc e do Senac:
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR131846
Todas as conquistas garantidas ao longo dos últimos 70 anos pelos nossos braços sociais não podem ser penalizadas.
Serviço:
Mobilização Nacional “Dia S”
Data: 16/05/2023
Horário: 16h
Locais:
Belém e Ananindeua : Sesc Doca (Av. Visconde de Souza Franco)
Benevides: Sesc Ler Benevides(Av. Joaquim Pereira de Queiroz, 690)
Salinópolis: Sesc Ler Salinópolis (Rod. PA, 124 – Vila do Coremas)
Castanhal: Sesc em Castanhal ((Av. Barão do Rio Branco, 10)
Marabá: Sesc em Marabá (Av. Transamazônica,1925)
Santarém: Sesc em Santarém (Rua Wilson Dias da Fonseca, 535) – 16h
Fonte: Comunicação Senac/PA.