Ainda são desconhecidas as causas do acidente com um ônibus de turismo que saiu de Ananindeua, no Pará, com destino a Balneário Camboriú, em Santa Catarina e caiu de um despenhadeiro na manhã desta segunda-feira. O acidente ocorreu no quilômetro 668 da rodovia BR-376, em Guaratuba, no Paraná. O acidente deixou 19 mortos e 33 feridos, sete em estado grave e seis com ferimentos moderados.
O veículo, que pertence à frota da empresa TC Turismo, sediada em Ananindeua, levava 53 passageiros, segundo quatro menores de idade, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com informações preliminares, o ônibus teria saído da pista próximo à Curva da Santa e invadido o acostamento, caindo em uma ribanceira.
O Corpo de Bombeiros do Paraná fez uma varredura minuciosa com cães farejadores no local depois da retirada do veículo e informou, às 14h40, que mais nenhuma vítima havia sido encontrada. Em entrevista à RPCTV o capitão Ícaro Greinert, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o motorista do ônibus, um homem de 78 anos, saiu ileso do acidente e foi levado para a delegacia de Guaratuba para prestar esclarecimentos.
“Não tem como falar se foi uma falha mecânica. Ele caiu na ribanceira, felizmente não caiu rio abaixo, o que dá pelo menos 50 metros, porque aí o número de mortos poderia ter sido mais significativo”, disse o capitão. Os corpos foram encaminhados ao IML de Curitiba. Duas aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas da PM foram deslocadas para o local para ajudar no resgate.
Já o governador do Pará, Helder Barbalho fez a postagem em sua conta no Twitter. “É com muita tristeza que recebi a notícia do grave acidente, em Guaratuba, no litoral do Paraná, envolvendo um ônibus de turismo de Belém”, manifestou-se. “Imediatamente, pedi para o secretário de segurança do Estado entrar em contato com os responsáveis pelo resgate, no local do acidente, para identificar as vítimas e prestar o apoio necessário. Meus sentimentos aos que perderam familiares nesse terrível incidente”, acrescentou. Um avião foi posto pelo estado para trazer os corpos das vítimas fatais.
Em entrevista para a RBATV, o irmão de uma das vítima, Marcelo Macedo disse que ficou sabendo do acidente pela imprensa e começou buscas incessantes por informações a respeito da irmã. Durante a tarde, ele foi informado de que Patrícia Macedo está bem de saúde, apesar do choque, e encontra-se em um abrigo recebendo atendimento.
Patrícia contou ao irmão, que antes do acidente ela estava sentada e na curva da rodovia o ônibus perdeu o controle, caiu e tudo foi destruído. E que minutos após o acidente, ela se levantou do chão e pediu ajuda para outro passageiro que estava ao seu lado e, nesse instante, viu várias pessoas mortas. Fora do ônibus ela diz que tomou a real dimensão da tragédia.
Ainda segundo o familiar, Patrícia apresenta escoriações nos braços, pernas e barriga. A jovem é mãe de três filhos e é natural de Curuçá, Nordeste paraense. O irmão conta emocionado, que ela havia recebido uma proposta de emprego em Florianópolis e para conseguir a vaga, emprestou R$400 reais de uma tia para comprar a passagem no ônibus. Ele diz ainda que não sabe se a irmã vai seguir destino para Florianópolis ou se voltará ao Pará.
Outro ônibus escapou
Na madrugada do dia 6 deste mês, um outro ônibus de turismo vindo do Pará quase também acidentou-se na mesma BR 376, em Guaratuba. O motorista do coletivo, com 37 ocupantes, conseguiu utilizar a Área de Escape no km 671,7, após ter problemas mecânicos com perda de freios.
O veículo já estava a uma velocidade de 118 km/h e percorreu 115 metros dentro do dispositivo de segurança. Não houve feridos, exceto o susto dos passageiros que viajavam para Florianópolis, em Santa Catarina.
Veja a lista de passageiros que estavam no ônibus que saiu do Pará e sofreu um grave acidente no Paraná, nesta segunda (25), várias pessoas morreram. Em instantes será publicado o nome das vítimas fatais. (Do Ver-o-Fato, com informações do G1Paraná e DOL). Os nomes dos mortos ainda não foram divulgados. A relação completa dos passageiros é a segue abaixo:
- ANA C C CORDEIROS
- ANDERSON M M BARATA
- ANDREIA M DOS SANTOS
- ANGELO DE S GOMES
- ANTONIO C TEIXEIRA
- ARIANE S M DA COSTA
- BRUNA S DE SOUSA
- CARLOS H DA SILVA
- CARMELITO P BARRETO
- CHRISTOPHER W SILVA
- DAILSON F PIMENTEL
- DANIELLE F N ALEXANDRE
- DIEGO S LEAL
- DOUGLAS P DO REGO
- EDRICK M DO NASCIMENTO
- EDUARDO S COSTA
- ELAINE DE J DE L TEIXEIRA
- EMANUELLE C M MIRA
- EMANUELLE S PACHECO
- EMERSON S FERREIRA
- EVANDRO S DOS SANTOS
- EVANDRO S FERREIRA
- EVILSON S SILVA
- GABRIELLY P FAVACHO
- GEOVANA C PACHECO
- IRACELMA DE C SOUZA
- IRANILDA C DE SOUZA
- JEAN A DO CARMO
- JOÃO P F SANTOS
- JOELSON R SEIXAS
- JOSE O F DO NASCIMENTO
- JOSE P M MONTEIRO
- JOSE R DA S SOUZA
- JULIANE DE J B GARCIA
- JULIE K P DOS SANTOS
- KAUÃ A MALAFAIA
- LARISSA L DO NASCIMENTO
- LEANDRO P BECKMAN
- LUCELIA C ALMEIDA
- MARCOS N MARTINS
- MARIA DE L B DE LIMA
- MARIA R P PINHEIRO
- MARILIA D S SOUZA
- NILTON R ZEFERINO
- PATRICIA M DOS SANTOS
- PEDRO D LEMOS
- RAFAEL M VIEIRA
- RONI C P DE ALMEIDA
- SILAS G DE BRITO
- VALDENILSON G DE SOUZA
- VALDIRENE DE S MARTINS
- VICTOR H L NASCIMENTO
- YASMIM DE CARVALHO
Discussion about this post