Um carro em alta velocidade invadiu uma procissão e atropelou várias pessoas, na madrugada deste domingo, 4, na BR-163, em Mojuí dos Campos, próximo de Santarém. Duas pessoas morreram e pelo menos sete ficaram feridas.
As vítimas fatais foram identificadas como Maria Angela Moraes e Marciro Mendes Moraes, mãe e filho, eles caminhavam na procissão após alcançarem uma graça para o patriarca da família. As vítimas moravam na Travessa Ajuricaba, bairro do Salé, em Santarém.
A tragédia aconteceu durante a realização da 28ª “Caminhada de Fé Com Maria”, evento alusivo às festividades de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Santarém. Os romeiros seguiam pela rodovia em romaria, que saiu do município de Mojuí dos Campos até Santarém. Quando chegaram à altura da comunidade Cipoal e foram surpreendidos pelo veículo.
O condutor, identificado como Sirlei Dantas Lira, havia furado uma barreira policial montada na BR-163 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito avançou com o veículo sobre a equipe da PRF, antes de atropelar o grupo de romeiros.
Após atropelar várias pessoas, o motorista fugiu em alta velocidade e foi perseguido pela PM. Os policiais conseguiram parar o condutor e no interior do veículo havia ainda outros dois ocupantes, todos com sinais de embriaguez.
Segundo a PRF, o condutor do veículo foi submetido ao teste do etilômetro, sendo constatado o resultado de 0,46 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, configurando o crime de trânsito. Os outros dois passageiros do veículo também foram submetidos ao teste, sendo constatado a embriaguez em ambos, com resultados de 0,46 mg/l e 1,02 mg/l. Durante a averiguação, a equipe também encontrou uma pequena quantidade de maconha no interior do veículo.
Os três homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município de Santarém, para a realização das medidas cabíveis.
Em nota, a PRF lamentou profundamente o ocorrido e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e participantes da caminhada e esclarece que segue investigando a dinâmica do acidente e colaborando para rigorosa elucidação dos fatos.
Eles foram conduzidos para 16ª Seccional da Polícia Civil de Santarém e, ainda na manhã deste domingo, devem ser encaminhados para o Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura (CRASHM), onde ficarão à disposição da Justiça do Pará.
As vítimas que sofreram escoriações no corpo, foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal de Santarém (HMS), onde permanecem sob cuidados médicos. Com informações Portal Santarém