O Canta Anapu Fest Açaí, que neste ano acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16, foi fundado em outubro de 2005, às margens do Rio Anapu Grande, na Vila Menino Deus, zona rural ribeirinha do município de Igarapé Miri, por um grupo de entusiastas emúsicos da cultura evangélica, sob a liderança do pastor Ozinaldo de Jesus. Posteriormente, o evento passou a ser dirigido pelos pastores Manoel Miranda, líder Anilton Correa, Nilson Correa, Zacarias e, atualmente, encontra-se sob a regência do reverendo, pastor Nelito Correa Lopes, presbítero José Miguel e equipe organizadora.
O evento é de natureza cultural, educacional e social, momento em que músicos, musicistas, cantores e bandas em geral juntam-se e manifestam suas culturas através do louvor e adoração ao nome do Senhor Jesus Cristo. O evento tornou-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Estado do Pará e, também, ao Município de Igarapé Miri, por legislação específica.
O Festival em tela enaltece a cultura local, defende a importância alimentar do fruto, a preservação e conservação, com um consumo sustentável de suas árvores para que não seja extinta da mesa dos paraenses, pois já se trata de um fruto consumido por todos os brasileiros e parte do mundo. O açaí é um alimento básico e essencial na mesa dos paraenses.
O chamado “vinho” do açaí é um alimento feito com a polpa e a casca dos frutos e se tornou famoso em todo o Brasil por seu elevado teor energético. O açaí é cultivado principalmente nas áreas ribeirinhas e com a preocupação e responsabilidade no sentido da não permitir sua exploração de forma desordenada, evitando assim a escassez e o colapso.
O município de Igarapé Miri é considerado a capital mundial do açaí, pois é o maior produtor do fruto em todo planeta. Por intermédio do festival temos a oportunidade de vivenciar a aplicação e utilização dos conceitos ao cotidiano, desenvolvendo neles uma postura crítica perante os conhecimentos trabalhados, vivenciando conteúdos científicos, dentre outros.
O Canta Anapu Fest Açaí é realizado há 16 anos na Vila Menino Deus, sempre no mês de outubro. Tornou-se evento da mais alta relevância para a população da região; com estrutura inteligente e na sua maioria artesanal. No total 12 barracas são montadas para venda de comidas típicas, além da ‘Casa do Açaí’, espaço destinado para a comercialização do produto.
Um palco é montado para receber cantores e bandas regionais e nacionais, fomentando a cultura em todos os aspectos. A festa atrai pessoas de todos os municípios da região do baixo Tocantins e metropolitana de Belém, e já é considerada uma das maiores dentre os eventos culturais da região.
Na ‘Casa do Açaí’ são disponibilizados milhares de litros do vinho da fruta, além de diversos outros derivados como açaí cremoso, bolo, pudim, creme, sorvete, picolé e outros produtos a partir do fruto do açaí. Além disso, também são disponibilizados artesanatos feitos a partir da fruta do açaí. O Canta Anapu Fest Açaí é um momento que aquece a economia do município, gerando trabalho e renda, mesmo que indireta ou provisoriamente.
A ideia é, também, evidenciar questões históricas e culturais: ocupação do solo, povos e suas origens; artesanatos diversos com o uso de sementes, cachos, palhas, ilustração artística, música e teatro. Além da interação com a comunidade em geral, desenvolvimento de habilidades de estudos e resolução de questões a partir de situações reais.
Também discute ideias; pesquisar e construção de conhecimentos a partir das vivências com os trabalhadores rurais ribeirinhos, feirantes, além de melhorar a vida das pessoas.