Uma operação realizada no sábado (10) no município de Breves, localizado no Arquipélago do Marajó, resultou na apreensão de drogas, armas de fogo, tartarugas e uma balsa. A ação foi conduzida por policiais que atuam na base fluvial Antônio Lemos e levou à prisão de dois homens. O flagrante ocorreu durante uma inspeção em uma balsa que havia saído de Manaus, no Amazonas, com destino a Belém, quando a embarcação trafegava pelo rio Tajapuru.
No porão do empurrador da balsa, os policiais encontraram 14 tartarugas-da-amazônia, transportadas de forma irregular. Além disso, no alojamento da embarcação, foram descobertas duas armas de fogo, 30 munições e duas porções de entorpecentes. Com a ajuda do cão farejador Jay-Z, também foram localizados 8,520 quilos de drogas.
Os dois homens detidos, de 26 e 38 anos, foram encaminhados juntamente com o material apreendido à delegacia de Polícia Civil de Breves. A embarcação foi escoltada até Belém para passar por perícia realizada por uma equipe especializada.
As tartarugas apreendidas foram avaliadas por um agente do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e, após serem consideradas saudáveis e aptas para retorno à natureza, foram soltas nas águas do rio Tajapuru. “As tartarugas foram devolvidas ao rio”, informou José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública.