O artista Thiago Gomes, conhecido como THG, usou sua rede social para denunciar uma abordagem da Guarda Municipal de Belém feita contra ele e seu amigo, Marquinho, durante a tarde de ontem, 19, no Can, bairro de Nazaré. O caso foi filmado por pessoas que também estavam na praça e está ganhando repercussão na Internet.
Segundo o MC, que foi o representante paraense no Duelo Nacional de rimas no ano de 2022, ele e seu parceiro de Hip-Hop estavam na praça recitando rimas, quando a guarda fez a abordagem, que teria procedido normalmente e nada de ilícito foi encontrado. Porém, um dos guardas estaria mais alterado e ameaçou THG de ser preso, momento em que ele se desesperou e uma confusão se deu em praça pública.
Uma pessoa que estava na praça gravou um vídeo mostrando o caso. Nas imagens é possível ver a dupla sendo abordada normalmente, em seguida, Thiago está sendo levado por um dos policiais, momento em que entra em desespero e seu amigo tenta pedir para parar, pois não haveria nenhum crime sendo cometido.
Na sequência dos vídeos é possível ver THG reclamando de dor no braço, enquanto está sendo conduzido pelos guardas. Ele chega a ser colocado no chão, com joelho sob o pescoço, para ser contido. Uma das imagens mostra algumas pessoas chamando os policiais de racistas devido a forma como conduziram a ação.
Ainda de acordo com o relato, THG foi levado algemado para uma Delegacia, onde realizou os procedimentos cabíveis. Ele diz que teme pela segurança de seus amigos e familiares. Diz que seu lado psicológico está abalado e, por isso, vai ficar ausente das redes sociais. “Eu sou artista, eu não sou bandido”, diz ele em tom de desabafo.
Veja o vídeo: