Um trágico incidente ocorrido na Inglaterra chamou a atenção para os perigos de usar produtos inadequados para o sono infantil. Leonidas Ramsden, um bebê de apenas quatro meses, foi encontrado morto após rolar e ter o rosto coberto por um tapete infantil. O caso aconteceu enquanto o pai, Dudley Ramsden, cuidava da criança e adormeceu no sofá.
Segundo a investigação policial, o tapete utilizado pela família, embora tivesse avisos de segurança, não era apropriado para o sono infantil. Leonidas dormia sobre o tapete quando rolou, ficando com o rosto coberto e, possivelmente, sem conseguir respirar. A mãe, Akita Ramsden, que havia ido dormir mais cedo, encontrou o bebê já sem vida.
Em depoimento, Akita revelou que havia pedido ao marido para colocar o filho no berço antes de se deitar. No entanto, Dudley decidiu não mover o bebê ao perceber que ele já havia adormecido no tapete.
A legista Alison Longhorn, que analisou o caso, explicou ao jornal UKNIP que a morte ocorreu por sufocamento. “Leonidas provavelmente não conseguiu respirar livremente na posição em que rolou”, afirmou.
Do Ver-o-Fato, com informações do extra.globo.com