Cerca de cinco hectares de árvores de reflorestamento foram poupados graças a uma mudança na embalagem dos cabos elétricos
A Alubar, maior fabricante de cabos elétricos da América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente, colocou em prática um projeto para reduzir em 50% a quantidade de madeira utilizada no fechamento das embalagens dos seus produtos, na sua unidade em Barcarena. A empresa passou a fazer o fechamento parcial dos carretéis de cabos elétricos para linhas de distribuição, intercalando as ripas de madeira com espaços vazios. Este tipo de condutor elétrico leva a energia elétrica das subestações até os consumidores finais e pode ser exposto ao clima sem prejuízo na qualidade do material.
“De outubro de 2021 a abril deste ano, essa ação evitou o corte de 3.176 árvores de reflorestamento, que correspondem a 5 hectares de plantações. De maio a dezembro de 2022, estima-se que serão 4.886 árvores a menos utilizadas com essa mudança nas embalagens, além da redução de custos com madeira”, explicou o Engenheiro de Produtos Thiago Nascimento, um dos responsáveis pelo projeto. Para este cálculo, foi utilizada a referência adotada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de que um hectare de plantação do gênero Pinus corresponde a 70m³ de madeira e 654 árvores.
A Alubar é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre os quais está o ODS 12: Produção e Consumo Responsáveis. Com relação ao consumo de madeira, a empresa já trabalhava com materiais comprovadamente oriundos de reflorestamento e transformava os resíduos em outras peças de madeira ao final da vida útil.
Outras iniciativas
Além do projeto de fechamento parcial das embalagens, as equipes de Engenharia de Produtos e Suprimentos trabalham em outras iniciativas para reduzir a quantidade de madeira na indústria.Uma é a diminuiçãoda espessura das peças de madeira das embalagens de 38 para 30 milímetros; a outra é a criação de pallets metálicos a partir de resíduos das embalagens de cabos elétricos e sobras de metal do processo de fabricação de vergalhões de alumínio. Os pallets servem como base de suporte para armazenar e transportar as bobinas de vergalhões de alumínio na unidade de Barcarena. Antes, a empresa utilizava apenas pallets de madeira para este fim. Estima-se que, juntos, os três projetos resultem em 17.446 árvores de reflorestamento preservadas e 27 hectares de área plantadas de outubro de 2021 a dezembro de 2022.
Multinacional brasileira
O Grupo Alubar é o maior fabricante de cabos elétricos da América Latina e o maior produtor de vergalhões de alumínio do continente. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa surgiu em Barcarena, no Pará, estado do norte do Brasil. Atualmente, possui unidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, além de fábricas nos Estados Unidos e Canadá.
Redação Ver-o-Fato com informações da Assessoria da empresa.