Com o aumento das denúncias de golpes na cidade, uma nova modalidade tem se destacado: o golpe do delivery, principalmente nas redes sociais, como o Facebook.
Os golpistas criam perfis falsos, aparentando residir localmente, e anunciam produtos como açaí, peixe assado e bolos. Ao receber o contato do interessado, o golpista coleta o endereço, estima o tempo de entrega e solicita o pagamento via Pix.
Entretanto, após o pagamento, o pedido nunca chega, e a vítima é bloqueada. Devido à prática comum de pagamento antecipado em serviços de entrega, muitas pessoas têm caído nesse golpe.
Outros casos envolvem perfis falsos em plataformas como Instagram ou WhatsApp. Os golpistas, se passando por empresas, oferecem supostos superdescontos, exigindo pagamento antecipado para garantir a promoção. O Morada do Sol Hotel Resort já foi alvo dessa clonagem.
Há relatos de vítimas comprando produtos, como uma maca, sendo enganadas por golpistas que afirmam ser de outras cidades. Alegam enviar o produto por conhecidos, solicitam pagamento parcial adiantado e garantem devolução do dinheiro se o produto não agradar.
Os golpes de venda de veículos também são frequentes. Golpistas, se passando por agentes do Detran ou vendedores de concessionárias, usam identidades falsas, incluindo fotos de pessoas reais.
Para evitar cair em golpes:
- Não pague antes de receber o produto.
- Desconfie de valores ou promoções excessivamente vantajosos.
- Verifique a autenticidade do vendedor e da oferta.
- Prefira métodos de pagamento que ofereçam proteção ao comprador.
- Em caso de dúvida, pesquise informações adicionais sobre o vendedor ou a empresa.
Esteja atento e proteja-se contra fraudes online.