Um vídeo, que está circulando nos grupos de aplicativo de mensagens, mostra o momento em que policiais militares fazem uma abordagem a um homem na passagem Grajaú, no bairro Icuí-guajará, em Ananindeua, na Grande Belém, por volta das 11h30 da manhã de domingo (24).
Nas imagens é possível ver o homem resistindo às tentativas dos militares querendo imobiliza-lo, enquanto populares do local pedem para soltar o rapaz, pois “é um trabalhador e não estava fazendo nada de mais” que merecesse a intervenção dos policiais.
Populares aparecem protestando revoltados pedindo para os policiais agirem sem excessos, alguns gritando que não era necessário fazer aquilo. Eles gritam que os PMs estão agredindo e poderiam ter matado o homem, mas os PMs continuam a ação, até dominar o rapaz e leva-lo para a Delegacia Seccional da Cidade Nova.
Na Seccional da Cidade Nova, segundo Boletim de Ocorrência, os policiais registraram que foram desacatados após fazerem abordagem ao “suspeito”. Ainda na delegacia, o homem disse, segundo o B.O. que já havia sido preso por tráfico de drogas no Distrito de Mosqueiro.
O promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, analisou o vídeo enviado pelo Ver-o-Fato e avaliou que, a princípio não a princípio, não viu agressões físicas por parte dos militares. “Houve uso da força, mas não vislumbrei agressões físicas”, disse Armando Brasil.
Veja o vídeo: