O paraense, com razão, se orgulha da existência em Belém de uma basílica considerada como um dos templos mais suntuosos, entre todos, no mundo, dedicados à Nossa Senhora.
Este orgulho, no entanto, provocou certo desinteresse pela igreja demolida no terreno onde surgiu a basílica.
Mas o desinteresse, é verdade, foi provocado, também, pela inexistência de registros confiáveis a respeito não só do autor do projeto original daquela igreja, como do próprio projeto e da divisão de seu espaço interno construído.
O resultado de tudo isto é o atual desconhecimento geral daquela igreja.
As poucas informações sobre o templo demolido estão, sobretudo, numa fotografia de 1898.
Nela, o templo aparece como uma edificação muito intrigante, capaz de criar confusão na mente de quem olha a foto.
Dotada de três andares, com boas dimensões, a edificação, contudo, não dispunha de uma porta na sua fachada, voltada para o Largo de Nazaré, que fosse suficientemente ampla para ser identificada como entrada principal.
Para aumentar ainda mais a confusão, a sua torre aparece, na foto, em último plano, voltada para a Travessa 14 de Março.
Na fachada havia uma porta central estreita e alta, emoldurada por ampla parede, sobre a qual se instalaram um grande vitral em forma de meia circunferência, e, acima dele, um frontão em forma de triângulo, com uma cruz no seu ângulo superior.
De cada lado desta porta central, havia três portas menores, no térreo, e, três janelas, no segundo andar.
Por sorte, na foto, se pode ter uma boa visão do lado direito da igreja.
Deste lado, ela possuía mais uma pequena porta, no térreo, em meio a nove janelas. E, no segundo andar, outras dez janelas.
Assim, fica claro, que a ausência de uma porta larga e acolhedora na fachada se tentou compensar com a abertura de nove entradas mais estreitas: sete na frente da igreja e duas laterais.
Além destas informações, há outras sobre a igreja, esparsas, numa dezena de relatórios de presidentes da Província, no período de sua construção: 1852-1881.
E, ainda, no Álbum de Belém, de 1902, impresso em Paris, numa das gestões do intendente Antônio Lemos.
O conjunto destas outras informações lança somente um pouco de luz sobre os materiais usados na construção da igreja, e, sobre o que havia dentro dela.
Em contrapartida, torna evidente a importância conferida à igreja, naquele período.
Por exemplo, o relatório de 1874 revela que a igreja dispunha de, pelo menos, três altares.
Isto porque, no documento, há o reconhecimento de que o empreiteiro contratado merecia uma indenização, devido ao fato de terem sido aumentados os “três retábulos dos altares”, para não ficarem em “inteira desarmonia com a ordem arquitetônica da igreja”.
Num relatório anterior – o de 1853 – há rápida menção a um dos materiais usados: a “cantaria mandada vir de Portugal para a mesma igreja”.
A evidência da relevância conferida à construção, entretanto, se firma no considerável número de relatórios nos quais existem: 1) menções à igreja; 2) destinações de recursos à sua construção; 3) associações à obra de engenheiros ilustres.
A igreja é mencionada nos relatórios de 1852, 1853, 1855, 1858, 1868, 1871, 1872, 1874, 1878, 1879 e 1881.
Às destinações de verbas existe uma primeira referência no relatório de 1852.
À igreja foram, então, reservados 41 mil réis, dos 91 mil réis, distribuídos por 20 obras da província.
Depois, há outras menções de destinações de recursos complementares nos relatórios de 1852 (2 mil réis), e, de 1871 (15 mil réis).
Em 1879, o presidente da província – diz o relatório daquele ano – foi autorizado pela Assembleia a “despender de preferência a qualquer outra obra, a quantia que fosse necessária para a conclusão da torre” e das sacristias.
Quanto aos engenheiros ilustres mencionados nos relatórios como associados à construção da igreja – como presidentes da província, membros de comissões ou diretores das obras – eles eram José Coelho da Gama e Abreu, construtor do Palácio Antônio Lemos, Odorico Nina Ribeiro, autor de um plano urbanístico para Belém, Marcos Salles, responsável pela recuperação das obras de aterramento do Alagado do Piri, e, José Felix Soares, diretor da Seção de Obras Públicas do Pará.
Todavia, é impossível avaliar a importância real que estes profissionais tiveram na construção da igreja, face à carência de registros sobre ela.
Concluída a obra em 1881, 21 anos depois, com o estímulo da abundância de recursos, no Pará, provindos da exportação da borracha, surgiu a idéia de reconstruir a igreja com muito luxo.
Para concretizá-la, o mais importante engenheiro do Pará, Henrique Santa Rosa, chegou a preparar, em 1902, um novo projeto para a igreja.
Seu projeto não foi executado.
Contudo, em 1909, demolida a igreja, abriu-se espaço para nele a basílica começar a ser levantada sob orientação dos italianos Gino Coppedé e Giusepe Pedrasso.
*Oswaldo Coimbra é escritor e jornalista
Tradução para o Inglês
THE CHURCH OF NAZARETH DEMOLISHED IN BELÉM
The people of Pará, rightfully, take pride in the existence of a basilica in Belém, considered one of the most magnificent temples in the world dedicated to Our Lady.
This pride, however, has led to a certain lack of interest in the church that was demolished to make way for the basilica.
This disinterest, it is true, was also caused by the lack of reliable records regarding not only the author of the original design of that church but also the very project itself and the layout of its internal space.
As a result, there is a general lack of knowledge about this church today.
The few pieces of information about the demolished temple come mainly from a photograph taken in 1898.
In it, the temple appears as a rather intriguing structure, capable of causing confusion in the mind of anyone looking at the picture.
The three-story building, of considerable size, surprisingly lacked a sufficiently large door on its façade—facing Largo de Nazaré—that could be identified as a main entrance.
To add to the confusion, in the photograph, the tower appears in the background, facing Travessa 14 de Março.
On the façade, there was a tall and narrow central door, framed by a large wall, on which a large semicircular stained glass window was installed. Above it, there was a triangular pediment with a cross at its highest point.
On either side of this central door, there were three smaller doors on the ground floor and three windows on the second floor.
Fortunately, in the photograph, there is a clear view of the right side of the church.
On this side, the church had an additional small door on the ground floor, amid nine windows. On the second floor, there were ten more windows.
Thus, it is clear that the absence of a wide and welcoming entrance on the façade was compensated for by the presence of nine narrower access points: seven at the front of the church and two on the sides.
Beyond these details, additional scattered information about the church can be found in a dozen reports by the provincial presidents during the period of its construction (1852–1881).
Further mentions appear in the Album of Belém from 1902, printed in Paris during one of the administrations of Mayor Antônio Lemos.
This collection of information sheds some light on the materials used in the church’s construction and its interior elements.
On the other hand, it clearly highlights the importance attributed to the church during that period.
For instance, the 1874 report reveals that the church had at least three altars.
This is evident in the document, where it is acknowledged that the contractor deserved compensation because the “three altar retables” had to be enlarged to avoid being “entirely out of harmony with the architectural order of the church.”
A previous report from 1853 briefly mentions one of the materials used: “stonework imported from Portugal for the same church.”
The relevance of the construction is further emphasized by the considerable number of reports containing:1) Mentions of the church; 2) Allocations of funds for its construction; 3) Associations with distinguished engineers.
The church is mentioned in the reports from 1852, 1853, 1855, 1858, 1868, 1871, 1872, 1874, 1878, 1879, and 1881.
The first reference to budget allocations appears in the 1852 report.
At that time, 41,000 réis were allocated to the church, out of a total of 91,000 réis distributed among 20 provincial projects.
Subsequent mentions of additional funding appear in the 1852 (2,000 réis) and 1871 (15,000 réis) reports.
In 1879, according to that year’s report, the provincial president was authorized by the Assembly to “spend, in preference to any other project, whatever amount was necessary for the completion of the tower” and the sacristies.
Regarding the distinguished engineers associated with the church’s construction—mentioned in the reports as provincial presidents, commission members, or project directors—they included José Coelho da Gama e Abreu (builder of Palácio Antônio Lemos), Odorico Nina Ribeiro (author of an urban plan for Belém), Marcos Salles (responsible for reclaiming the Piri Marshland), and José Felix Soares (director of Pará’s Public Works Section).
However, it is impossible to assess the actual role these professionals played in the church’s construction due to the lack of records.
The church was completed in 1881.
Twenty-one years later, spurred by the wealth generated by Pará’s rubber exports, the idea of rebuilding the church with great luxury emerged.
To bring this plan to life, Pará’s most prominent engineer, Henrique Santa Rosa, even prepared a new project for the church in 1902.
His design, however, was never executed.
Instead, in 1909, after the church was demolished, space was cleared for the basilica to begin construction under the supervision of Italians Gino Coppedé and Giuseppe Pedrasso.
*Oswaldo Coimbra is a writer and journalist.