Um filho matou o pai idoso com golpes de facão, um padrasto assassinou o enteado com várias facadas e um mototaxista foi executado a tiros por homens desconhecidos. Os três homicídios foram registrados pela Polícia Civil, ontem (27), no interior do Pará.
O desentendimento constante entre pai e filho terminou em tragédia, na noite de ontem (27), em Santarém, quando o filho, Lailton Lima de Souza, de 40 anos, matou o pai, Luís Fernando de Souza, de 65 anos, com quatro golpes de facão.
O patricídio ocorreu na casa onde eles moravam, na Rua Borges Leal, no Bairro Caranazal, naquele município da Região do Baixo Amazonas, no sudoeste paraense. O criminoso foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar e conduzido à Polícia Civil, onde foi autuado e está agora à disposição da justiça.
De acordo com as informações fornecidas por testemunhas, o assassino é dependente químico e praticou o crime após mais uma discussão com o pai. O idoso ainda chegou a ser socorrido no Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo a mãe do acusado, ex-esposa da vítima, pai e filho não conviviam juntos, nem tinham afinidades, porque Luís Souza tinha abandonado a família quando o filho ainda era criança e havia retornado há poucos anos, tentando esquecer o passado.
Leilson Souza confessou o crime e confirmou aos policiais que há quase 40 anos foi abandonado pelo pai, que foi morar no garimpo, e retornou há três anos ao convívio familiar, “que era bem conturbado, com briga em cima de briga”. Agora ele vai aguardar a decisão da justiça.
Em Novo Progresso, na Região do Tapajós, o homem identificado apenas como Antônio Marcos, o “Negão”, está sendo procurado pela polícia, acusado de ter assassinado com várias facadas o enteado, Claudemberg Conceição de Souza, de 28 anos. O rapaz, esfaqueado no sábado, morreu ontem em um hospital da cidade, o que mudou a qualificação de tentativa de homicídio para homicídio.
Um irmão da vítima disse à polícia que o rapaz estava dormindo ao lado de duas crianças, quando Antônio Marcos chegou disposto a matá-lo, tanto que desferiu oito facadas. Ele foi socorrido e estava internado em estado grave em um hospital da cidade, onde não resistiu e faleceu na manhã de segunda-feira.
Conforme foi apurado, o assassino mantinha um relacionamento com a mãe da vítima, Elizabete F. de Souza, há cerca de 8 meses, mas ela decidiu terminar a relação. Ele não aceitou o término e insistiu em voltar a morar com ela em outro local. Ela novamente negou, mas aceitou beber junto com ele na casa de uma amiga e depois em um bar.
Diante da determinação da mulher de não querer mais ficar com ele, “Negão” decidiu se vingar do enteado, a quem culpava pela separação. Agora ele está sendo procurado pela polícia.
Em Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, nordeste paraense, o mototaxista Paulo Pinheiro Macedo, de 36 anos, foi executado a tiros em uma área de ocupação denominada Heraldo Pantoja, na madrugada de segunda-feira.
Como a lei do silêncio predomina na área, a Polícia Militar, que foi acionada por volta de 4h para atender a ocorrência, não conseguiu informações sobre os criminosos ou a motivação do crime.
O rapaz assassinado morava no local, onde trabalhava como mototaxista. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e removeu o corpo. A Polícia Civil investiga o caso.